Falta de desejo em aprender: como o Alicerce dribla essa situação?

O que você vai encontrar neste post?

 

Se você chegou até aqui é porque talvez seu filho esteja passando por um momento delicado no processo de aprendizagem: a falta de desejo em aprender!

Essa situação acaba gerando muitos questionamentos e incertezas na família do aluno! Com isso, sugere a necessidade de entender o motivo para esse desinteresse e como ajudar a criança a desenvolver esse amor pelos estudos e manter-se engajada!

Entretanto, é importante que você compreenda que na maioria das vezes, esse comportamento começa antes mesmo da criança ingressar no mundo escolar. 

 

Quer saber mais? Então acompanhe a leitura!

 

Hoje vamos abordar quais os motivos para esse desinteresse dos alunos e como o Alicerce Educação trabalha para evitar essa situação e manter os alunos engajados nas aulas!

 

Fotografia de um educador alicerce ensinando os alunos

 

Falta de desejo em aprender: quais as causas?

 

– Estímulo familiar

Citamos acima que, por vezes, a falta de interesse dos alunos começa antes mesmo da criança ingressar no mundo escolar.

E na maioria das vezes, esse comportamento é consequência da falta de estímulo que a criança recebe em casa!

 

Isso acontece pois, a partir do momento do momento em que nascemos, recebemos diversos estímulos, somos ensinados a falar, caminhar e etc. Logo, a infância é um período de aprendizagem e novidades! 

É nesta fase que a criança começa a descobrir o mundo em sua volta! Por isso, é fundamental que os pais estimulem a criança, instiguem a curiosidade e o interesse pelas coisas desde cedo!

 

Esse estímulo pode ser feito de diversas formas, como por exemplo: introduza o mundo da leitura e escrita desde cedo através de livros infantis e indague o seu filho sobre elementos da história; chame seu filho para participar de atividades da sua rotina; desperte a curiosidade dele sobre o funcionamento da coisas e muito mais. 

Opção é o que não falta na hora de incentivar a criança a desenvolver interesse na aprendizagem!

 

Mas esse incentivo não pode parar por aí. Assim que a criança ingressar no mundo escolar, o apoio dos pais deve permanecer, através da participação nos estudos. Ou seja, a família precisa estar presente e acompanhar a rotina do filho. 

Acompanhe o desenvolvimento dele, pergunte como foi o dia escolar, ajude-o a fazer deveres de casa, integre-se sobre as provas e compareça a reuniões escolares.

 

Fotografia de uma mãe ajudando sua filha a estudar

 

Apesar de parecer simples, essas atitudes proporcionam à criança uma sensação de acolhimento e confiança! Fatores essenciais para desenvolver o interesse e engajamento do aluno!

Mas, esse é apenas um dos motivos para a falta de desejo em aprender do aluno!

 

Ou seja, embora essa influência dos pais seja essencial para o desenvolvimento dos filhos, não podemos deixar de frisar a importância da relação das crianças com o método escolar utilizado!

Por isso, vamos apresentar os motivos que podem causar desinteresse nos alunos dentro do ambiente escolar e como o Alicerce pode ajudar você e seu filho a transformar esse comportamento!

 

– O ensino tradicional e o desinteresse do aluno x Como o Alicerce Educação dribla essa situação

 

 

Leia também: Alfabetização no ensino tradicional x Alfabetização no Alicerce: entenda a diferença entre os dois modelos

 

Como o Alicerce Educação cria climas favoráveis à aprendizagem?

 

  • Metodologia

Através da nossa metodologia, os alunos são incentivados a buscarem conhecimento e desenvolverem autonomia através de temas estimulantes. Esta autonomia é criada também pela oportunidade de participação!

 

  • Educação afetiva

Nossos educadores compreendem a necessidade de estabelecer uma relação saudável, flexível e harmônica com o aluno. Evitando assim, bloqueios afetivos e cognitivos. Favorecendo a segurança do aluno e estimulando – de forma natural – a aprendizagem!

 

  • Habilidades Socioemocionais: 

Aqui no Alicerce, acreditamos que para um aluno desenvolver suas habilidades de forma íntegra, é essencial que ele tenha consciência e controle das suas emoções e sentimentos. Logo, a relação dele com os estudos se torna mais satisfatória, e sua capacidade de resolver problemas também! 

 

Leia também: Como manter o seu filho engajado nos estudos através das Transformações Metodológicas

 

Fotografia de aluna Alicerce e educadora fazendo uma atividade juntas

 

Aluno desmotivado x Aluno engajado

 

Infelizmente, é muito comum vermos alunos que se formam na escola mas saem de lá sem ter o domínio de conhecimentos básicos, como: portugês e matemática. Ou pior ainda, alunos que simplesmente abandonam a escola por falta de incentivo e oportunidades! 

 

O Alicerce trabalha para mudar esse cenário! E o nosso maior desejo é que todos alunos tenham a oportunidade de ter uma educação de qualidade! 

Por isso, investimos em métodos inovadores de ensino, e ajudamos os nossos alunos a desenvolverem suas habilidades! 

Acreditamos que todo aluno tem o potencial de brilhar e conquistar seus objetivos. Logo, o incentivo faz parte de toda estrutura do Alicerce!

Um aluno que sente prazer em estudar ingressa na vida adulta mais preparado e satisfeito!

 

Conheça o Alicerce e ajude o seu filho a despertar o amor pela aprendizagem. Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

 

Você também pode gostar: 

10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas de reforço do Alicerce Educação 

10 razões para o seu filho não vai querer mais sair do Alicerce Educação

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.