Ansiedade nas escolas: entenda como lidar com essa situação!

O que você vai encontrar neste post?

 

Atualmente a pandemia do Covid 19 está mais controlada. Com isso, crianças e jovens voltaram a ter uma rotina escolar totalmente presencial após 2 anos em casa.

No entanto, o reflexo da epidemia é muito visível nas escolas. Isso porque a volta às aulas presenciais gerou um quadro de ansiedade nos alunos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), no primeiro ano da pandemia, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou em 25%.

Mas será que a ansiedade prejudica a aprendizagem dos alunos? 

Foi pensando nisso que preparamos esse artigo. Nele, você vai entender melhor o que é ansiedade, qual seu efeito na educação e como lidar com essa situação!

Foto de uma jovem ansiosa

O que é ansiedade?

 A ansiedade é parte biológica, parte cognitiva e parte relacionada ao meio em que se vive.

Esse sentimento ou emoção está ligado à reação das pessoas diante de algumas situações do dia a dia, como por exemplo: nossa reação natural de luta ou fuga, a nossa preservação e prevenção diante de perigos.

E de acordo com o Ministério da Saúde, pode ser benéfica ou prejudicial, dependendo da intensidade ou circunstâncias.

Por exemplo, é comum ver alunos ansiosos diante de tarefas escolares como véspera de prova, apresentação de trabalho e etc. Em pequenas quantidades, não apresenta nenhum risco ao estudante.

Contudo, em níveis maiores e mais constantes, sentir-se ansioso deixa de ser algo considerado natural e passa a ser o que chamamos de transtorno de ansiedade

Nesse caso, os sintomas são muito mais intensos e a sensação de medo torna-se parte da rotina daquela pessoa – afetando todos os aspectos de sua vida, como a aprendizagem.

 

– Quais os sintomas mais comuns?

Antes de mais nada, é importante entender que os sintomas podem se manifestar tanto de forma física, quanto psicológica.

Além disso, os sintomas podem variar de pessoa para pessoa, de acordo com o grau de ansiedade!

Em níveis mais moderados,  pode causar:

  • Dificuldade de concentração
  • Distúrbios de sono
  • Irritabilidade
  • Agitação

Já em casos de transtornos de ansiedade, os principais sintomas são:

  • Preocupações excessivas
  • Ataque de pânico
  • Dores no peito e taquicardia
  • Tremores
  • Falta de ar

É muito comum vermos pessoas falando que a ansiedade é “frescura” ou algo banal, sendo que a realidade nos mostra que esse é um assunto sério e urgente, além de ser fundamental que a pessoa procure ajuda profissional a fim de controlar a situação!

Foto de uma pessoa preocupada

O efeito da ansiedade nas escolas brasileiras

Você sabia que o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo? Foi essa a avaliação da Organização Mundial de Saúde após uma pesquisa em 2019. 

De acordo com o levantamento, cerca de 18,6 milhões de brasileiros – o que equivale a 9,3% da população – convivem com esse transtorno. E vale ressaltar que, dessa porcentagem, a maioria é de jovens e até mesmo crianças.

Com isso em mente, você já parou pra pensar no efeito que essa ansiedade pode causar nas salas de aula?

Vimos anteriormente que o ambiente escolar apresenta situações que podem ocasionar certos níveis de ansiedade nos alunos e para pessoas socialmente ansiosas, a situação pode ser mais grave.

Foto de um aluno se sentindo ansiosa na sala de aula

Um exemplo do efeito da ansiedade nos alunos brasileiros foi o caso que ocorreu recentemente no dia 08 de Maio deste ano em uma escola estadual no Recife, onde 26 alunos passaram mal e tiveram que ser socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com os profissionais de saúde, os alunos tiveram uma crise coletiva de ansiedade com sintomas como falta de ar, tremor e crise de choro.

Uma estudante de 15 anos disse que sentiu que iria morrer, teve falta de ar e por pouco não desmaiou durante a crise.

O caso ganhou bastante repercussão na mídia é um exemplo claro de como a ansiedade afeta a vida dos estudantes.

Mas afinal de contas, o que causa essa ansiedade nos alunos?

Existem muitos fatores por trás dos distúrbios de ansiedade nos alunos. Contudo, alguns estudos relacionam a ansiedade com o uso demasiado de redes sociais, bem como demandas escolares em excesso.

Ou seja, é fundamental que os educadores e pais estejam atentos aos sinais!


≫ Leia também: Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho


 

Como lidar com essa situação?

É importante ressaltar que, antes de mais nada, os pais precisam ouvir e entender se o filho de fato apresenta um quadro clínico de ansiedade. 

Para isso, é fundamental que a criança ou adolescente passe por uma avaliação com um profissional da área para um diagnóstico e tratamento adequado!

No entanto, existem algumas medidas que podem ajudar o seu filho a lidar com a ansiedade, confira:

  • Prestar atenção do que o seu filho sente
  • Trate a ansiedade como algo sério
  • Não tenha vergonha de buscar ajuda de profissionais
  • Incentive seu filho a praticar atividades físicas
  • Mantenha uma alimentação saudável
  • Controle da respiração
  • Focar a atenção em uma única atividade
  • Invista em processos de meditação e yoga
  • Reconheça os limites
  • Trabalhe a aprendizagem de competências socioemocionais

Assim, você pode ajudar seu filho a enfrentar as ocasiões que desencadeiam ansiedade.

Foto de um jovem em uma consulta psicológica

Com base nessas informações, podemos notar que infelizmente, a ansiedade é uma realidade na vida de muitas pessoas – inclusive crianças e adolescentes.

Por isso, os educadores precisam estar cientes da situação, a fim de proporcionar ações que auxiliem esses alunos.

Aqui no Alicerce Educação, prezamos por um ambiente saudável, onde a saúde mental dos alunos é a base para uma aprendizagem de qualidade. Investimos em uma educação socioemocional que visa desenvolver suas emoções!

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://g1.globo.com/pe/pernambuco/noticia/2022/04/11/video-mostra-estudantes-sendo-socorridos-durante-crise-coletiva-de-ansiedade-em-escola-no-recife.ghtml 

https://www.cartacapital.com.br/educacao/como-lidar-com-a-ansiedade-na-escola/

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.