Briga entre filhos: Aprenda a lidar com essa situação!

O que você vai encontrar neste post?

 

Se você tem mais de um filho, é bem provável que esteja acostumado a vivenciar episódios de brigas, discussões e disputas entre eles.

Sabemos que cada ser humano é único e que todos temos diferenças, mas para as crianças, lidar com essas emoções nem sempre é uma tarefa fácil.

Logo, é normal que os irmãos se desentendam, afinal de contas, eles ainda estão aprendendo a lidar com as próprias emoções e a compreender que existem outras necessidades além das suas. 

E antes de mais nada, é importante que você entenda e avalie o que está ocasionando essas brigas, por exemplo: se é por conta da personalidade, diferença de idade, ciúmes, habilidades socioemocionais e etc. Através disso, fica mais fácil você lidar e conduzir a situação!

Sem mais delongas, aprenda agora o que você pode fazer para estimular um bom relacionamento entre os pequenos e como agir em caso de desentendimento. 

Confira!

 

O que você pode fazer para evitar que as brigas ocorram?

Foto de uma mãe no meio de uma briga entre irmãos

1. Aplique a escuta ativa

A escuta ativa é um método de comunicação que prioriza a empatia e o respeito – sem levar em conta o nível hierárquico da pessoa.

Em outras palavras, a escuta ativa nos auxilia a compreender melhor as nossas atitudes para que, desta forma, possamos nos relacionar melhor com os filhos.

Essa comunicação transforma a forma como a criança se comporta, pois ele passa a entender que seus sentimentos, escolhas e suas opiniões são levadas a sério.

Você deve estar se perguntando: “mas como isso pode evitar que os meus filhos briguem?

A resposta é simples.

Imagine que você é uma criança, depois imagine que você fala algo mas ninguém te escuta e leva a sério – essa situação é bem mais comum do que parece – como você iria se sentir? Provavelmente frustrado!

E essa frustração é algo que vai acumulado até chegar ao ponto da criança expor tudo de uma vez…. É aí que as brigas podem acontecer!

Portanto, invista na escuta ativa na educação dos seus filhos! O resultado vai ser um ambiente muito mais harmônico e tranquilo.

 

2. Evite fazer comparações

Sabemos que cada criança tem a sua própria personalidade, logo, é comum que uma seja mais calma e a outra seja mais agitada, por exemplo!

Mas é extremamente importante que você tenha cuidado na hora de falar com as crianças – principalmente em momentos mais tensos, onde podemos falar coisas sem pensar.

Esse tipo de comparação entre irmãos só reforça ainda mais essa “guerra” entre eles e favorece a disputa entre um querer ser melhor do que o outro – levando assim, a momentos de desentendimentos.

Portanto, evite esse tipo de rótulo e invista em priorizar as qualidades que ambos têm em comum. E, quando precisar fazer alguma crítica, que seja construtiva e de forma empática!

 

3. Não estimule a competição

A competição entre os irmãos pode ser vista como algo normal, mas tome cuidado para que essa atitude não fuja de algo saudável para falta de respeito.

E você sabia que essa competição muitas vezes é causada – mesmo que não seja intencional –  por conta da forma que os pais tratam as crianças?

Por exemplo, você já se pegou falando esse tipo de frase: “seu irmão já terminou de almoçar e você nem tocou na comida ainda”? 

Por mais que possa parecer certo, esse tipo de atitude instiga a competição entre os pequenos.

Além de abalar o socioemocional da criança, a competição entre eles pode acarretar em brigas e discussões. 

Foto de irmãos brigando enquanto comem alguma refeição

É importante ressaltar que mesmo tomando essas medidas, é inevitável que as brigas ocorram – mesmo que de forma mais superficial e tranquila – por isso, preparamos para você algumas dicas de como lidar com essa situação. Confira!

 

4 dicas para lidar com a briga dos seus filhos:

 

1. Dê o exemplo

O primeiro passo para separar uma briga e orientar os filhos é dando o exemplo!

De nada adianta tentar acalmar os pequenos se você estiver irritado ou com a cabeça quente. 

Por exemplo: se você reagir à situação de forma agressiva e irritada, eles vão entender que é assim que se resolvem os problemas.

Desta forma, quando eles se desentenderem, vão agir da mesma forma! Lembre-se, você é a maior fonte de inspiração para os pequenos. Portanto, dê o exemplo aos seus filhos.

Por mais difícil que seja, conte até dez, respire fundo e aí sim, separe as crianças. 

 

2. Escute os dois lado

O segundo passo é conversar com as crianças para entender o que aconteceu!

Você pode fazer isso de duas maneiras: separar os filhos e perguntar separadamente o que aconteceu, ou perguntar individualmente – na frente do outro –  o motivo da briga!

Muitas vezes as crianças brigam por coisas banais, onde não existe um “culpado”. E mesmo quando um deles fizer algo que você considere errado – faça com que o pequeno perceba o erro – gritar com ele não vai adiantar.

E o segredo aqui é evitar falar “seu irmão está certo”, ou “você está errado”, mas sim, perguntar para cada um como ele está se sentindo em relação a isso.

Evite focar no problema, mas sim na solução!

Foro de uma mãe conversando com sua filha

3. Incentive a comunicação não violenta entre eles

Você já ouviu falar da comunicação não violenta?

Esse termo – como o próprio nome sugere – nos ensina a dialogar de forma leve e empática com as pessoas.

E sabemos que a comunicação é o melhor caminho para a resolução de conflitos. Logo, o terceiro passo é incentivar que eles conversem. 

Permita que os pequenos conduzam o diálogo. Desta forma, eles começam a entender que eles podem e conseguem resolver os desentendimentos de forma calma e justa.

Auxilie apenas se notar que um não está deixando o outro falar ou se a conversa virou uma discussão!

 

4. Estimule a relação afetiva

A nossa última dica é estimular a relação afetiva entre os pequenos.

Se você aplicar todos os passos acima, vai ser ainda mais fácil desenvolver essa relação entre eles.

Isso porque, através da educação afetiva, seus filhos vão começar e priorizar mais as qualidade de cada um, ponto fundamental para que eles percebam os pontos positivos de ter um irmão.

A relação afetiva promove uma maior compreensão e responsabilidade para os nossos relacionamentos! Logo, estimule essa prática entre os seus filhos.

Foto de dois irmãos se abraçando

Gostou das nossas dicas para evitar a briga entre filhos? Compartilhe com seus amigos e familiares.

 

Aqui no Alicerce Educação, trabalhamos o lado socioemocional dos nossos alunos em sala de aula, através de atividades que estimulam o entendimento e o controle dos sentimentos daquela criança. Desta forma, ela começa a desenvolver habilidades para lidar com situações mais tensas

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.