Conheça a metodologia Alicerce

O Alicerce Educação é um negócio de impacto social que nasceu para resolver o gap educacional no Brasil. Hoje, 95% dos brasileiros tem alguma defasagem na aprendizagem e 70% tem uma defasagem crônica e altamente limitante de suas vidas por causa da base educacional deficitária. Essa é a maior crise humanitária e o maior gargalo econômico do Brasil que foi agravado com a pandemia da COVID-19, onde ficou evidente as fragilidades da nossa estrutura educacional.

Para isso, criamos uma metodologia proprietária que elimina essas defasagens em pessoas de qualquer idade, de forma escalável, muito rápida e a um custo muito baixo. Diferente do sistema tradicional de ensino, nossa metodologia não trabalha apenas a aprendizagem acadêmica, mas sim com uma abordagem integral (whole-person) onde são trabalhados também também o desenvolvimento socioemocional e a construção do repertório cultural. Tudo isso norteado pela construção de um projeto de vida daquele aluno. Dessa forma, a transformação e o impacto que causamos na vida de cada aluno é permanente e valiosa. 

Além disso, trabalhamos com o conceito de: entender, praticar e construir.  Onde o aluno compreende melhor o que o educador ou facilitador está ensinando através de atividades lúdicas e práticas. Esta é uma forma de o aluno enxergar a importância e a função daquele conteúdo, acelerando o processo de aprendizagem e garantindo que as informações sejam aprendidas e assimiladas e não somente decoradas.

Ou seja, estimulamos nossos alunos a serem protagonistas da sua jornada, para que desta forma, eles consigam participar ativamente do processo de aprendizagem de forma natural e eficaz!

Mas, na prática, como fazemos isso? Seguimos bases de metodologia inegociáveis na implantação de cada projeto e interação com cada estudante:

  • O aluno está sempre no centro do processo de aprendizagem: é a partir da visão dele que todo o planejamento é feito, levando em conta suas necessidades e desejos.
  • Momento de Avaliação para Aprendizagem: o diagnóstico completo feito no início das aulas através da aplicação uma avaliação adaptativa (MAPA) que foi desenvolvida pelo Alicerce para entender em qual ponto da aprendizagem o aluno se encontra, o que permite traçar um caminho sólido para os próximos passos de aprendizado de cada aluno, tornando o processo mais simples e ágil.
  • Ensino personalizado: com o aluno no centro, é necessário adaptar as formas de aprendizado para atender os gaps educacionais de cada indivíduo. Além disso, trabalhamos na zona de desenvolvimento proximal de cada aluno, ou seja a região entre o que ele domina e o que ele não domina, é aí que a aprendizagem vai mais rápido.
  • Checagem de aprendizagem: a cada 15 dias, no fim da sprint, os conhecimentos são avaliados novamente para que cada aluno tenha um acompanhamento e consiga enxergar a sua evolução com clareza.
  • Turmas pequenas e otimizadas: as salas contam com no máximo 40 alunos, sendo 1 guia o líder responsável pelo atendimento de 20 alunos. Para as crianças e jovens, as estações de aprendizagem são divididas em 8 estudantes, onde os alunos podem aprender uns com os outros e construir um relacionamento.

E nosso desafio é instigante: o objetivo é que cada aluno recupere o equivalente a 1 bimestre escolar a cada 15 dias, ou seja, em apenas 2 meses ele pode 1 ano de atraso escolar. Isso permite que crianças se desenvolvam mais rápido e voltem a acompanhar as aulas tradicionais, ajuda os jovens a se desenvolverem socialmente e permite os adultos que conquistem novos marcos na profissão e na vida.

No Alicerce não existe motivo de desânimo ou razão para largar a toalha! As falhas na aprendizagem se transformam em planos de ação para que no próximo ciclo o Alicerce  consiga fazer esse aluno progredir. Não existe a opção de desistir, ninguém fica para trás quando a nossa metodologia é aplicada.

Foram meses de estudo e anos de aperfeiçoamento para que o nosso método estimulasse o aluno a voltar para a sala de aula com sede de aprender. E a gente te conta alguns dos nossos segredos:

 

Metodologia Ágil e Lean aplicada a aprendizagem básica em uma jornada gamificada

  • Trilhas de leitura, escrita, matemática e inglês estruturadas por níveis e blocos relacionados à BNCC.
  • Jornada gamificada que estimula o aluno a cada novo nível conquistado.
  • Foco do trabalho entre o que a pessoa sabe e não sabe.
  • Trabalhamos em sprints de aprendizagem de 2 meses, compostas por quinzenas de aprendizagem que começam e terminam por um ritual de projeto de vida.

 

Um processo humanizado que gera o engajamento necessário para o sucesso

  • As videoaulas não funcionam para quem não acredita em si mesmo, ou não “sabe aprender”.
  • Sempre aplicamos a aprendizagem a um contexto de interesse do aluno, do lúdico para crianças, às competências técnicas do trabalho para os adultos.
  • Trabalhamos intencionalmente o socioemocional dos alunos, produzindo vínculo.
  • Construímos mentalidade de crescimento, gerando uma espiral positiva para nossos alunos.

 

Um modelo de gestão escalável, centrado na gestão total da qualidade

  • Cada 10 guias/líderes são apoiados por um Coordenador que foi um tutor de destaque.
  • Cada 10 Coordenadores tem um Gestor de Tribo responsável pelo sucesso dos clientes e usuários envolvidos, que foi um Coordenador de destaque.
  • Cada 10 Gestores de Tribo são apoiados por um Diretor de Nação que é responsável pelo sucesso de toda a equipe envolvida.
  • Uma equipe de auditoria paralela e independente monitora as métricas e aponta falhas no processo de gestão para melhoria contínua do processo.
  • Uma equipe de operações consegue implantar salas de aula em qualquer lugar do Brasil com investimento baixo e em tempo recorde.

 

Tecnologia como um potencializador de aprendizagem e gerador de métricas-chave de qualidade

  • Possuímos uma tecnologia proprietária que padroniza nosso processo pedagógico e gera métricas online sobre tudo o que acontece em sala de aula.
  • Controle de qualidade a distância de tudo o que acontece em sala de aula.
  • Essa tecnologia traz ferramentas que facilitam e potencializam o trabalho de nossos guias e líderes.
  • Todas as nossas salas de aula possuem câmeras que permitem a supervisão a distância e o apoio técnico aos tutores em situações reais de sala de aula.
  • Aplicamos IA para mapear salas que precisam de apoio e intervenção para melhoria.

Além dessa metodologia única, contamos com uma infraestrutura robusta nos bastidores que garante que cada projeto rode com perfeição ajudando empresas incríveis a transformar a vida de crianças, jovens e adultos o mais rápido possível. Só abordando o problema do gap educacional de frente e de forma ostensiva é que podemos vislumbrar um mundo diferente para as próximas gerações.

 

Acompanhe os novos projetos do Alicerce Educação em:

Instagram | Youtube | LinkedIn | Site 

E aqui você conhece o nosso time de parcerias que pode te ajudar a montar um projeto do zero!

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.