Educação Antirracista: qual o papel das escolas?

O que você vai encontrar neste post?

Fotografia de uma aluna Alicerce

Quando somos crianças, a base da nossa educação vem do ambiente familiar que estamos inseridos! Ambiente esse que é bastante diverso, tendo em vista que, cada família tem suas características, ensinamentos, crenças e convicções! E isso é passado para os filhos de forma natural!

Entretanto, existem certos assuntos que precisam ser explorados no meio escolar, por pessoas capacitadas e que dominam aquele conhecimento! 

Um deles é a pauta racial, conforme prevê a lei 10.639, que determina o ensino obrigatório da cultura e história afrobrasileira na Educação pública e privada.

Foi pensando nisso que hoje decidimos abordar qual o papel das escolas na redução da discriminação racial!

Boa leitura!

 

Educação Antirracista 

Acreditamos que todo ser humano nasceu para brilhar, e a educação tem um papel fundamental e muito importante nesse processo!

Através da escola, a criança tem contato com conteúdos e informações que servirão de base para a formação do seu futuro! Isso inclui não apenas o conhecimento de habilidades acadêmicas, mas também o desenvolvimento emocional e social!

Ou seja, o papel da escola é educar, conscientizar e preparar o aluno para que no futuro ele tenha sucesso na sua trajetória e consiga conviver em sociedade com harmonia!

Fotografia de um aluno Alicerce utilizando um notebook em sala de aula

Você sabia que de 100 jovens pretos e pardos entre 18 e 24 anos, 29 não frequentam a escola e estudam menos que 11 anos

Os principais motivos que levam a essa situação são o racismo estrutural e a falta de oportunidades! E isso nos mostra como combater o racismo é urgente e necessário! Mas para isso, precisamos inserir a pauta racial desde cedo na vida dos indivíduos.

 

O papel da escola na desconstrução do racismo e preconceito:

 

1. Representatividade no meio educacional

É extremamente importante que as escolas invistam em profissionais negros, indígenas e de outras etnias no meio educacional para que os alunos tenham contato com a diversidade.

Essa atitude favorece a incorporação e a representatividade! Mostrando para os alunos que, independente da cor ou raça, todas as pessoas são aptas a ocuparem espaços na sociedade!

Desta forma, alunos que vivem em realidades diferentes, compreendem desde cedo que todos são iguais e merecem respeito!

Fotografia aluna Alicerce sorrindo para a câmera

2. Contato com a cultura africana

É comum – e importante – os alunos aprenderem sobre a história da escravidão. Entretanto, a história do povo negro não se resume a isso!

A missão dos professores é ressignificar a figura do negro como escravizado, desassociando e rompendo esse esteriótipo de sofrimento e miséria! Mostrando a importância da cultura africana na sociedade e valorizando sua história!

Nesse sentido, o papel da educação é trabalhar as questões raciais, culturais e de representatividade, mostrando a diversidade como um valor essencial para a vida em sociedade.

Clique aqui e confira o post acima!

3. Conscientização e acolhimento

É fundamental que a escola e os professores tenham uma postura justa e consciente caso algum aluno sofra qualquer tipo de discriminação no ambiente escolar! Essa atitude mostra aos estudantes que não se pode aceitar ou tolerar qualquer tipo de preconceito!

Logo, não basta apenas incluir profissionais negros e ensinar sobre a cultura africana, é preciso educar os alunos de forma com que eles desenvolvam valores morais essenciais para o convívio social, como: solidariedade, empatia, direitos e deveres, e acima de tudo, respeito!

 

Núcleo IPILE

Para o Alicerce, diversidade é valorizar as diferenças e garantir equidade para construirmos juntos um ambiente de aprendizado e trabalho mais inclusivo, colaborativo e inovador. Mais do que incluir, nosso propósito é incorporar, fazer parte!

Ipile (que significa “alicerce” em iorubá, um dos maiores grupos étnico-linguísticos da África Ocidental) é um núcleo instituído para gestão das relações raciais em nível pedagógico e organizacional.

É uma iniciativa dos Líderes Alicerce que busca a construção sadia de identidades raciais, que contribui não apenas para a carreira profissional individualmente, mas favorece também o clima corporativo como um todo, possibilitando, ainda, novas dinâmicas de trabalho que refletem também em sala de aula.

Clique aqui para saber mais sobre o IPILE!

Fotografia de aluno Alicerce sorrindo para a câmera

O Alicerce é uma empresa de impacto social que visa impactar a vida das famílias brasileiras através da educação. E um dos nossos princípios é promover a inclusão social através da luta antirracista!

Apoiamos o ensino para diversidade, baseado na educação antirracista, anti-bullying de preconceitos. Por isso, criamos a Ouvidoria Alicerce.

 Através desse canal, você poderá manifestar quaisquer situação de humilhação, intimidação, exposição ao ridículo, hostilidade, constrangimento e micro agressões em nosso ambiente de trabalho, sejam elas relacionadas à etnia/raça, gênero, orientação sexual, deficiências físicas e/ou intelectuais, origem social ou de outra natureza.

 

Para saber mais sobre o Alicerce, entre com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta uma semana de aula gratuita para o seu filho.


Você também pode gostar:

A luta antirracista começa pela educação!

O que é educar para a igualdade?

Como promover a equidade racial no mercado de trabalho?

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.