Soletração: Conheça os benefícios e como aplicar em casa com o seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Provavelmente você já ouviu falar da brincadeira Soletrando, não é mesmo? 

Essa é uma atividade muito famosa e divertida para fazer com as crianças. E se o seu filho gosta de português ou adora um desafio, então você está no lugar certo!

Hoje vamos abordar os benefícios que a soletração pode proporcionar e separamos algumas dicas de como você pode aplicar essa atividade com o seu filho em casa.

Desta forma, a criança aprende enquanto se diverte.

Quer saber mais? Continue lendo!

Fotografia de dois alunos Alicerce com medalhas da competição: soletrando Alicerce

Quais são os benefícios da soletração?

Ter o domínio da língua portuguesa é essencial para o desenvolvimento da criança. Através dessa competência, os pequenos aprendem a se comunicar e se expressar – habilidades essenciais para o futuro do aluno.

Muitas crianças têm dificuldade em aprender os conceitos da matéria – tendo em vista que a nossa gramática é recheada de regras.

Mas existem alternativas muito eficazes que ajudam a incentivar e despertar interesse do aluno em relação ao estudo da língua portuguesa e hoje vamos falar de uma delas: a soletração!

Antes de mais nada, é importante frisar que, além de saber soletrar, é fundamental que a criança compreenda a gramática e as regras da língua portuguesa. A soletração é apenas um aliado nessa jornada da aprendizagem!

Fotografia de aluno Alicerce lendo um livro

Mas afinal, quais os benefícios dessa atividade de soletração?

A habilidade de pensar na palavra sem visualizá-la e soletrar letra por letra pode trazer vários benefícios interessantes para o aluno, confira:

 

– Incentiva a expansão do vocabulário e a produção textual

Através da soletração, a criança tende a expandir o seu vocabulário, pois tem a oportunidade de conhecer palavras e sinônimos que antes ela não conhecia!

Essa expansão proporciona ao aluno um maior domínio da língua portuguesa – fator muito importante na hora da produção textual, por exemplo.

Isso ocorre pois a criança passa a ter uma maior familiaridade com a relação entre grafemas e fonemas – desenvolvendo assim, uma boa relação com a escrita!

 

– Melhora a dicção e a leitura

A soletração é uma atividade perfeita para ajudar o seu filho a melhorar a dicção e a leitura! 

Por exemplo, sabemos que na língua portuguesa existem letras que emite diversos sons – como é o caso da letra S, que por vezes tem som de S, as vezes tem som de Z e outras, som de X.

Com isso em mente, podemos notar como a soletração é importante para a aprendizagem. Através dela, a criança passa a ter um maior entendimento do som que cada letra emite e como fica o resultado da junção de todas as letras na hora de formar uma palavra – melhorando assim a dicção e consequentemente a leitura do aluno!

Fotografia de aluna Alicerce segurando medalhas da competição: soletrando Alicerce

–  Desenvolve o raciocínio rápido

Seja através de uma brincadeira em casa, atividade em sala de aula ou uma competição, a prática de soletração incentiva o desenvolvimento do raciocínio rápido da criança. E é fácil entender o motivo!

Geralmente, essa atividade conta com um tempo máximo para a criança soletrar a palavra. De início, pode ser que a criança fique nervosa, mas com a prática, esse nervosismo vai se transformando em um incentivo de querer acertar o quanto antes – estimulando assim a percepção do aluno e o raciocínio rápido!

Isso sem falar que, quanto mais rápida a criança proferir as letras, mas confiança ela ganha e o medo de falar em público diminui! 

 

– Desperta a atenção e a curiosidade

Toda e qualquer atividade lúdica transforma a aprendizagem em algo divertido! Isso porque, através de brincadeiras a criança associa aquele momento de estudo com algo prazeroso.

E é exatamente isso que acontece com a soletração – a criança despertar curiosidade em aprender e a dominar a habilidade de soletrar.

Por exemplo: imagine uma criança vendo o coleguinha acertando a palavra escolhida para a soletração. Essa referência desperta a atenção e a curiosidade de saber se ela consegue acertar também!

Crianças precisam de incentivo e estímulo para que o seu interesse pelo conteúdo seja efetivo. Logo, quando elas notarem que estão acertando as palavras e indo bem, elas vão querer participar cada vez mais. 

Fotografia de um aluno Alicerce pretsnado atenção com cara de concentrado

Dicas de como aplicar a soletração em casa com o seu filho:

1. Comece com palavras fáceis, que a criança já conheça e domine bem. E progressivamente, aumente a dificuldade. Desta forma, você incentiva a criança a sempre buscar melhorar e aprender mais.

2. Permita que seu filho seja o “professor”, deixe ele escolher palavras para você soletrar também. Com isso ele se diverte e desenvolve sua autonomia. A dica é usar a criatividade. Vocês podem combinar um número de palavras para cada um soletrar enquanto o outro corrige.

3. Chame a família toda para participar da brincadeira. Esse é um ótimo momento para fortalecer as relações entre vocês. Além de claro, ser uma atividade de aprendizagem divertida para todos. Assim como a dica acima, vocês podem escolher um número de palavras para cada um soletrar.

4. Quando seu filho errar uma palavra ao invés de corrigir na hora, incentive-o a procurar a palavra em um dicionário para ver se a palavra está certa ou não. E caso esteja errada, deixe ele notar o que errou, seu papel aqui é apenas mediar a situação.

5. Por fim, uma dica muito legal é: ao final da brincadeira, escolha algumas palavras que foram usadas na soletração e convide o seu filho para – juntos – criarem uma história! Desta forma, além de incentivar a soletração, você também ajuda o seu filho a desenvolver a criatividade e a escrita.


E para te ajudar nesse, separamos algumas palavras que você pode usar com o seu filho na hora da atividade, confira:

Podemos notar então como a soletração pode ser uma grande aliada para a aprendizagem do seu filho! Com um pouco de incentivo e dedicação, o seu filho estará imerso em um universo de muitos benefícios!

 

O seu filho precisa participar do Soletrando no Alicerce!

O Soletrando é uma competição de nível nacional para alunos do Alicerce Educação entre 8 a 15 anos de idade de todas as unidades – tanto presenciais quanto online.

O primeiro passo para participar da competição do Soletrando é matricular o seu filho no Alicerce Educação até o dia 07/03.

O evento ocorre durante o mês de Março e os competidores concorrem a uma super viagem ao Beach Park Fortaleza

Não perca a chance de matricular o seu filho! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Você também pode gostar:

– No Alicerce Educação as crianças aprendem muito mais rápido. Entenda o motivo!

– Incentivo a leitura: saiba como você pode ser fundamental nesse processo

– 10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas de reforço do Alicerce Educação

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.