10 filmes educativos imperdíveis para assistir com os filhos

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já parou pra pensar como o cinema pode ser importante para o processo de aprendizagem do seu filho?

Por ser dinâmico e divertido, a sétima arte tem o poder de prender a atenção e despertar o interesse do telespectador – mesmo quando o filme tem uma narrativa mais informativa.

Através dele, o seu filho tem a oportunidade de: conhecer novas culturas, explorar suas habilidades socioemocionais, aprender sobre eventos históricos, ampliar o repertório cultural e muito mais!

Vale ressaltar que esse recurso pode ser implementado tanto na educação de crianças, quanto dos jovens e adultos.

E foi pensando nisso que hoje separamos uma lista com 10 filmes para você assistir com o seu filho – independente da faixa etária.

 

Quer saber mais? Confira abaixo!

Ilustração de um projeto de cinema e dele, saindo vários elementos que remetam educação

5 filmes indicados para crianças:

 

1. Divertida Mente (2015)

Gênero: Animação, Comédia

Classificação: Livre

Divertida Mente é um filme da Disney que aborda de forma divertida e didática as emoções de uma criança de 11 anos de idade chamada Riley.

A história se passa dentro da cabeça de Riley, mostrando o funcionamento das emoções dentro do cérebro da garotinha.

As emoções são caracterizadas por seu próprio nome, sendo eles: alegria, medo, nojinho, raiva e tristeza e acompanhamos esse sentimentos de acordo com os acontecimentos da história!

É um filme que ensina muito sobre a importância da saúde mental e do controle emocional. Vale a pena conferir!

Capa do filme Divertida Mente


» Leia também: Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante


 

2. Tainá 3 – A Origem (2013)

Gênero: Aventura

Classificação: Livre

O filme conta a história de Tainá, uma criança indígena que vive na Amazônia. 

Nesta produção é contada a origem da personagem e mesmo sendo o terceiro filme, você pode assistir sem ter visto os filmes anteriores da saga.

A história aborda diversos temas importantes como preservação ambiental, diversidade e a cultura dos povos indígenas.

Capa do filme Tainá 3 - A Origem

3. Valente (2012)

Gênero: Animação, Aventura, Comédia

Classificação: Livre

Essa animação conta a história de uma princesa nada convencional chamada Merida.

Por fugir dos padrões, ela acaba sendo muito criticada, inclusive pela própria mãe. E insatisfeita com o seu destino, Merida enfrenta diversos desafios.

A abordagem do filme é em torno da independência e da força da jovem princesa, que luta para conquistar seu lugar no mundo de acordo com as suas vontades.

Valente é um filme que ensina para as crianças como lidar com responsabilidade, o papel da mulher na sociedade e como agir diante de situações desafiadoras.

Capa do filme Valente

4. Nausicaä do Vale do Vento (1985)

Gênero: Animação, Aventura

Classificação: Livre

Nausicaä do Vale do Vento é uma animação japonesa do estúdio Ghibli que conta a história de uma menina chamada Nausicaä.

A história se passa após uma guerra que destruiu a civilização humana e quase todo ecossistema da Terra.

Neste filme o seu filho aprende duas coisas essenciais: a importância de preservar a natureza e como as guerras fazem mal para a sociedade e para o nosso planeta como um todo.

Capa do filme Nausicaä do Vale do Vento

5. Luca (2021)

Gênero: Animação, Aventura, Fantasia

Classificação: Livre

O filme é uma animação da Disney que conta a história de Lucas, um monstro marinho que também assume a forma humana.

A história se passa quando Luca e seu melhor amigo começam a explorar o mundo dos humanos.

Além de ser um ótimo filme para trabalhar o poder da amizade, o filme também aborda questões muito importantes para a educação do seu filho, como por exemplo: preconceito, persistência e aceitação.

Capa do filme Luca

 

Filmes infantis sempre apresentam alguma mensagem especial para as crianças. E apesar de parecer uma simples história divertida e emocionante, os filmes citados tem o poder de trabalhar temas e questões essenciais para o desenvolvimento do seu filho!

Mas não para por aí, agora vamos te apresentar mais 5 filmes educacionais voltados para os jovens, confira!

 

5 filmes indicados para jovens: 

 

1. O Menino do Pijama Listrado (2008)

Gênero: Guerra, Drama

Classificação: 12 anos

Essa produção conta a história de um menino chamado Sameul que esta preso dentro de um campo de concentração nazista durante o Holocausto.

A história é contada em torno da construção de uma amizade entre Samuel e Bruno – filho de um oficial nazista.

O enredo se passa durante o período da Segunda Guerra Mundial e a abordagem por trás desse filme ensina para o seu filho como a propagando nazista criava uma imagem destorcida a respeito dos Judes.

Através desse filme, seu filho aprende como a intolerância e violência podem destruir muitas vidas.

Capa do filme O Menino do Pijama Listrado

2. O Dia Depois de Amanhã (2004)

Gênero: Ação, Ficção Científica

Classificação: Livre

O Dia Depois de Amanhã conta a história de um climatologista que tenta alertar os chefes de Estado sobre uma catástrofe ambiental.

Após isso, a narrativa é construída em torno do cenário apocalíptico onde uma família tenta sobreviver às mudanças climáticas.

A mensagem por trás dessa produção nos faz refletir sobre as questões ambientais e como é importante manter uma relação saudável com o meio ambiente.

Capa do filme O Dia Depois de Amanhã

3. O Céu de Outubro (1999)

Gênero: Drama

Classificação: 12 anos

Esse filme conta a história de um jovem do interior dos Estados Unidos chamado Homer, que vem de uma família de mineradores.

A narrativa se passa durante a corrida espacial entre Estados Unidos e a Rússia, onde Homer tem um sonho de lançar seu próprio foguete no espaço.

Essa história mostra para o seu filho que qualquer pessoa é capaz de alcançar os seus sonhos e lutar por aquilo que acredita, independente da dificuldade.

Capa do filme O Céu de Outubro

4. Quase Deuses (2004)

Gênero: Drama

Classificação: 14 anos

Baseado em fatos reais, Quase Deuses conta a história de Viven, um homem  afro-americano que trabalha como zelador em um hospital mas sonha em ser médico.

No decorrer da história, Vivien acaba chamando a atenção de Alfred. Juntos, eles encontram a cura para uma doença grave, mas só um deles leva o crédito pela descoberta.

O foco deste filme é a narrativa da Segregação Racial, e ele ensina duas coisas coisas muito importantes: como o racismo afeta a vida das pessoas e a superação contra o preconceito.

Capa do filme Quase Deuses


» Leia também: Educação Antirracista: qual o papel das escolas na redução da discriminação racial?


 

5. O Substituto (2011)

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

O filme tem como protagonista um professor chamado Henry, que para não criar vínculos com os alunos, decidiu lecionar apenas como substituto.

Acostumado a trabalhar em escolas particulares, Henry recebe uma proposta para ser professor em uma escola pública, e a narrativa do filme é construída a partir disso.

A história mostra a realidade dos alunos de escola pública e aborda temas como: transtornos mentais, bullying, entre outros.

Capa do filme O Substituto

O poder dos filmes como recurso de aprendizagem

Podemos notar que, além de proporcionar um momento de entretenimento para a família, a sétima arte também pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica!

Nesta lista, temos filmes com as mais variadas abordagens e temas, para desta forma, agradar a todos!

Gostou das nossas dicas? Comenta aqui embaixo e você já assistiu algum filme da lista, vamos adorar saber.

Aqui no Alicerce Educação, acreditamos que um ensino lúdico e divertido traz muitos benefícios para a aprendizagem dos alunos, como por exemplo: filmes. Através dessas produções, os alunos podem refletir sobre a história contada, além de muitas outras atividades em torno da trama.

 

Quer saber mais? Conheça o Alicerce Educação, entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.