Volta às aulas: Como o Alicerce pode ajudar o seu filho a se adaptar?

O que você vai encontrar neste post?

 

A pandemia do Covid-19 impactou diretamente o nosso cotidiano e a gente precisou se adaptar a essa nova realidade.

As crianças sentiram ainda mais esse impacto por conta da suspensão das aulas e da migração para o modelo remoto!

Entretanto, após a forte onda de vacinação em nosso país, em Fevereiro de 2022, as aulas retomaram a sua forma presencial. 

Tendo em vista que foram dois longos anos de aula online, é necessário um novo recomeço! E se você está preocupada com a volta às aulas presenciais e quer ajudar o seu filho a se adaptar a essa nova rotina, então você está no lugar certo!

Hoje vamos te mostrar como o Alicerce Educação pode ajuda na volta às aulas de forma leve e divertida. Aqui, o seu filho terá todo apoio necessário para que a aprendizagem não seja afetada!

 

Quer saber mais? Continue a leitura!

Fotografia de um aluno com semblante triste

Os desafios da volta às aulas presenciais

Antes de mais nada, é importante saber que muitas crianças ficaram sem aulas durante o período de aulas remotas – algumas por não terem acesso a internet e aparelhos eletrônicos para acessar as aulas e outras porque a escola não conseguiu criar estratégias online para que o conteúdo fosse passado.

Recentemente postamos um artigo que explica a situação dessas crianças e como isso resultou em um grande abandono escolar.


» Leia mais: Abandono escolar cresce 197,8% em 2021: Entenda como o Alicerce ajuda a recuperar esses casos


Com isso em mente, é essencial que tanto a escola quanto os educadores encontrem alternativas para explorar ao máximo os conteúdos perdidos durante esse período.

Sabemos que essa não é uma tarefa fácil e que existem muitos desafios em volta dessa retomada.

O principal desafio é em relação às crianças que não estavam tendo aula. Imagina seu filho em casa por dois anos sem rotina, sem deveres e compromissos. Voltar para a jornada escolar certamente causa um sentimento de “não quero fazer isso”, “não gosto de fazer aquilo”. Readaptar esse aluno é bastante desafiador.

Fotografia de um educador Alicerce escrevendo no quadro verde

Por outro lado, as crianças que estavam tendo aula também se sentem afetadas na hora de voltar para o presencial. Isso porque, a rotina escolar em casa tinha seus privilégios, por exemplo: em casa o aluno não precisa acordar horas mais cedo, tem todo o conforto da sua casa, tem seu pet ali perto, entre outras coisas.

 

Agora, imagine essa criança no sistema presencial… Ela certamente vai ficar feliz em rever seus colegas, mas será que ela vai se sentir engajada o suficiente para aprender? Será que o tédio não vai chegar primeiro? Logo, manter esse aluno engajado vai ser mais difícil do que parece!

Isso sem falar do método utilizado para dar aula. No modelo remoto, os alunos estavam acostumados a utilizarem a tecnologia e, dentro de sala de aula, a metodologia nem sempre é favorável à essa expansão digital.

Outro desafio é a situação emocional desses alunos. Os últimos dois anos foram cercados de muitas perdas e certamente vai ser preciso dedicar uma atenção especial ao socioemocional dessas crianças!

 

Ou seja, engajar os alunos dentro do modelo presencial pode ser uma tarefa complicada. Será necessário resgatar os alunos que ficaram sem aulas – recuperando o nível de aprendizado.

Ilustração de alunos na sala de aula com dúvida

Como o Alicerce pode ajudar o seu filho a se adaptar?

O Alicerce Educação trabalha no formato de complemento escolar. Logo, nosso objetivo é suprir as necessidades de cada aluno, com base nas lacunas do aprendizado daquela criança. 

Sabemos que o nosso desafio é enorme – ainda mais agora!

Por isso – em frente a essa nova realidade – o Alicerce se propõe a ajudar esses alunos a se encontrarem novamente na aprendizagem, para que – tanto aqui, quanto na escola – o desenvolvimento de suas habilidades e competências seja efetivo.

 

Mas afinal, como o Alicerce pode ajudar o seu filho a se adaptar a essa nova rotina escolar?

 

– Ensino personalizado de acordo com as necessidades de cada aluno

Sabemos que cada aluno – independente da idade – carrega uma bagagem educacional diferente. Ainda mais agora, onde o ensino foi comprometido por conta da covid-19. 

Por isso, o primeiro passo do aluno na jornada Alicerce é realizar uma avaliação chamada MAPA (Momento de Avaliação Para Aprendizagem). 

Essa avaliação serve para identificarmos quais competências e habilidades o aluno já domina e quais ele precisa aprender.

Através do resultado dessa avaliação, nossos educadores conseguem elaborar um ensino personalizado para aquele aluno, de acordo com as suas necessidades.

Com isso, cada criança tem a chance de recuperar os conteúdos perdidos de forma mais rápida, auxiliando – e muito – durante a jornada escolar daquele aluno.

 

– Acompanhamento da evolução do aluno

Para o aluno entrar no ritmo das aulas presenciais, é necessário um acompanhamento especial e muita dedicação do educador.

E aqui no Alicerce, desenvolvemos um método que visa acompanhar de perto essa jornada do aluno. Esse acompanhamento é feito a cada 15 dias através de uma mini avaliação.

Essa mini avaliação tem como base o planejamento que o educador desenvolveu para aquela criança – seguindo o resultado do MAPA.

Caso o educador note que o aluno não está avançando no conteúdo, é feito um novo planejamento!

Desta forma, a criança não se sente frustrada e consegue entrar no ritmo dos estudos novamente!

Fotografia de alunos e educadores Alicerce sorrindo

– Apoio socioemocional

Muitas famílias foram afetadas pelo covid-19. E lidar com as consequências causadas pela pandemia não é uma tarefa fácil – ainda mais para as crianças. 

Por isso, o apoio socioemocional é fundamental para o aluno!

Aqui no Alicerce Educação, ajudamos os nossos alunos a lidar e controlar as emoções, ter autoconfiança, autodisciplina, estabelecer objetivos, organização e muito mais!

O desenvolvimento dessas habilidades socioemocionais proporciona mais autoestima e confiança para o aluno – fator essencial para um bom relacionamento com a aprendizagem e com as pessoas ao redor!


» Leia também: Como o trabalho de habilidades socioemocionais do Alicerce impacta no desenvolvimento do seu filho


 

– Aulas encantadoras e divertidas

Para um aluno despertar interesse nos estudos e se manter motivado, ele precisa de estímulo! Por isso, adotar métodos divertidos de dar aula é fundamental nesse processo!

É por esse motivo que adotamos um modelo de aula que prioriza aulas divertidas e lúdicas – transformando a aprendizagem em algo interessante.

Nossas aulas contam com jogos e atividades que mesclam aprendizagem com brincadeira. Desta forma, seu filho aprende brincando!

Através desse método, o aluno interage com o conteúdo e entende a sua utilidade no na prática – de forma leve e descomplicada!

Com isso, o rendimento e interesse dele aumenta – refletindo diretamente na sua relação com a escola.

Fotografia de aluno Alicerce sorrindo e segurando um balão do Alicerce

Seu filho está precisando de ajuda para se adaptar à volta às aulas presenciais?

Enfrentar os desafios causados pela pandemia do covid-19 pode ser mais fácil através do apoio certo!

Não perca tempo e venha conhecer o Alicerce Educação! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Você também pode gostar:

No Alicerce Educação as crianças aprendem muito mais rápido. Entenda o motivo! 

10 razões para o seu filho não querer mais sair do Alicerce Educação

10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas de reforço do Alicerce Educação

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.