Dificuldade x Transtorno de aprendizagem: entenda a diferença!

O que você vai encontrar neste post?

 

Você já notou alguma defasagem escolar presente na rotina de estudos do seu filho?

Antes de mais nada, precisamos compreender que o primeiro contato da criança com o meio educacional é uma fase de muita mudança. Com isso, algumas crianças conseguem assimilar os conteúdos de forma rápida, enquanto outras, possuem mais dificuldade em se acostumar e pegar o ritmo!

No entanto, é importante avaliar o progresso do aluno de forma minuciosa, pois essa defasagem nos estudos pode ser o reflexo de alguma dificuldade na aprendizagem, ou até mesmo um transtorno de aprendizagem!

Apesar de parecer a mesma coisa e causar bastante confusão nos familiares e em alguns educadores, dificuldade e transtorno de aprendizagem não são a mesma coisa! 

 

Quer saber mais? Continue a leitura! 

 

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Fotografia de uma criança estudando

 

Dificuldade de aprendizagem

 

Conceito:

Entende-se que um aluno possui dificuldade de aprendizagem quando apresenta defasagem referente ao desenvolvimento de uma ou mais competências. Geralmente, essas dificuldades são passageiras e possíveis de serem solucionadas!

Entretanto, é preciso prestar atenção e acompanhar o desenvolvimento do seu filho, pois a dificuldade de aprendizagem muito intensa ou que se prolonga por muito tempo pode ser um sintoma de que existe um transtorno de aprendizagem

Portanto, é de suma importância que, ao notar uma defasagem excessiva no seu filho, você procure um profissional da área!

 

Causa:

A dificuldade de aprendizagem pode estar relacionada a diversos fatores, como: métodos pedagógicos, cultura, situação socioeconômica, familiar, cognitiva, emocional ou até mesmo neurológica.

Além disso, a causa dessa dificuldade pode estar relacionada a questões físicas, como dores e desconfortos, ou questões sensoriais, como alguma disfunção nos órgãos dos sentidos (visão, audição ou comunicação).

 

Fotografia de uma criança em sala de aula mas sem conseguir prestar atenção

 

Características:

Sabemos que a dificuldade de aprendizagem caracteriza-se como uma defasagem de conteúdos e habilidades, como por exemplo: dificuldade para ler, escrever, falar ou aprender.

Logo, reforçamos a importância de manter um acompanhamento médico para identificar se a origem dessa dificuldade não é um transtorno!

 

Transtorno de aprendizagem

 

Conceito:

O transtorno afeta a aprendizagem e o processamento de informações de forma específica!

De modo geral, o aluno com um ou mais transtornos de aprendizagem terá dificuldade em competências básicas, como leitura, escrita e cálculos matemáticos, o que gera um grande impacto no processo de aprendizagem.

E, neste caso, o diagnóstico engloba avaliações feitas por especialistas, como fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos.

 

Causa:

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais – 5 (DSM-V), o transtorno de aprendizagem tem como origem disfunções neurobiológicas ou genéticas, e está relacionado a distúrbios neurológicos.

 

Ilustração de uma professora e uma criança em sala de aula

 

Características:

Citamos anteriormente que o aluno com transtorno de aprendizagem pode apresentar dificuldade para ler, escrever ou fazer cálculos. Acrescentamos que essa dificuldade pode ser multifatorial ou não!

 

Conheça um pouco mais sobre os tipos mais comuns de transtornos de aprendizagem:

 

  • Distúrbio de leitura: 

Mais conhecido como Dislexia. É a dificuldade em decodificar as letras do alfabeto e transformar os símbolos escritos em uma expressão verbal, o que atrapalha o desenvolvimento da leitura.

 

  • Distúrbio de escrita: 

Mais conhecido como Disortografia. Caracteriza-se pela dificuldade com a escrita manual, podendo afetar o entendimento das palavras, frases, textos ou todos eles.

 

  • Distúrbio de matemática: 

Mais conhecido como Discalculia. O conceito é voltado para a dificuldade em compreender conceitos matemáticos, desde a assimilação de símbolos, até a resolução de cálculos simples.

 

É importante ressaltar que os transtornos não estão associados à inteligência do aluno. Além disso, através de um acompanhamento especializado é possível tratar essa condição!

 

Diferença entre dificuldade de aprendizagem e transtorno de aprendizagem

 

 

Portanto, podemos concluir que é comum durante o processo de aprendizagem – principalmente nos anos iniciais – os alunos apresentarem falta de interesse e dificuldade em relação aos estudos.

Entretanto, é importante avaliar o desenvolvimento das habilidades do aluno para identificar possíveis dificuldades ou transtornos de aprendizagem!

 

 

Aqui no Alicerce Educação, nossos educadores são treinados para identificar possíveis sinais de dificuldade ou transtorno de aprendizagem, para que, desta forma, os responsáveis do aluno possam encaminhá-lo a um especialista para fazer uma avaliação e acompanhamento!

 

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Fonte:

https://www.telavita.com.br/blog/diferenca-dificuldade-e-transtorno-de-aprendizagem/
https://www.fag.edu.br/novo/pg/congressoeducacao/arquivos/2019/DIFERENCAS-ENTRE-DIFICULDADES-DE-APRENDIZAGEM-E-TRANSTORNOS-DE-APRENDIZAGEM.pdf

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