Como ajudar o filho na adaptação escolar? Conheça 6 dicas!

O que você vai encontrar neste post?

 

Se o seu filho está passando pela fase de adaptação escolar, como por exemplo: a primeira vez do pequeno no ambiente escolar, adaptação do modelo online para presencial, ou mudança de escola – então esse post é para você!

Sabemos que esse processo conta com alguns desafios, afinal de contas, é uma situação nova para a criança – nova rotina, novas pessoas no seu ciclo social, lugar diferente entre outros.

No entanto, existem maneiras de tornar essa experiência mais fácil, natural e saudável para a criança e a família é uma parte fundamental durante este processo de adaptação escolar – garantindo, assim, o bem-estar dos filhos.

 

Quer saber mais? Continue lendo!

Foto de uma criança e sua mãe saindo de casa com uma mochila nas costas

1. Converse com o seu filho

Sabemos que a comunicação é chave para qualquer relacionamento, e neste caso não é diferente! Através do diálogo, você passa mais confiança para a criança e a mantém mais calma.

Portanto, reserve um tempo para explicar como essa nova rotina é importante para o desenvolvimento dele, mostre os benefícios, seja positivo e incentive a criança a despertar curiosidade sobre esse novo ambiente.

Afinal de contas, a curiosidade é o que mantém as crianças engajadas e interessadas! Desta forma, ela já vai estar familiarizada com essa adaptação.

 


» Leia também: Comunicação não violenta: qual a importância na educação do seu filho?


 

2. Incentive a criança a participar dos preparativos

Além de conversar, é importante que você envolva a criança nos preparativos dessa nova rotina!

O primeiro passo é visitar a escola antes de iniciar as aulas, para que a criança já se familiarize com o espaço.

Comprar os materiais escolares também é um momento muito importante e divertido, desta forma ela já conhece as ferramentas que vai utilizar em sala de aula.

E, por último, tem a compra do uniforme escolar.

Com isso, você traz a criança para perto e ela entende que é importante participar de todo o processo, sentindo-se mais animada e engajada com a novidade.

Foto de uma mãe e a filha comprando materiais escolares

3. Ajuste a rotina do seu filho

Durante a infância, a rotina dos pequenos não é muito agitada e eles estão acostumados com o tempo livre – onde podem brincar, cochilar, se alimentar e dormir em horários já estabelecidos.

Sair dessa zona de conforto pode ser difícil no começo. Por isso, é importante que você ajuste – previamente – a rotina do seu filho para que o impacto seja menor.

A dica aqui é analisar em qual período o pequeno irá frequentar a escola e estabelecer uma nova rotina em cima disso. Por exemplo: adapte o horário que a criança acorda, os horários das refeições, das brincadeiras e os demais afazeres. 

E, quando chegar o grande dia, envolva seu filho no processo, chame ela para separar o uniforme e arrumar a mochila! 

Como falamos anteriormente, é fundamental que a criança faça parte de todo o processo, para o resultado ser o mais positivo possível.

 

4. Estimule o seu filho e transmita segurança

Depois de passar por toda essa fase inicial, a criança já vai estar um pouco mais tranquila em relação à nova rotina. Mas o incentivo não pode parar!

É normal algumas crianças chorarem e sentirem ansiedade nos primeiros dias de aula, por isso, é  essencial que você acolha o seu filho! E não cobre demais da criança.

Converse com ele antes de sair de casa, explique os horários, deseje boa sorte e mantenha contato com os educadores da escola, para evitar qualquer situação desagradável. 

Foto de uma mãe conversando com criança em casa, com uma mochila nas costas


» Leia também: Paciência e amor: os ingredientes essenciais durante a jornada de alfabetização do seu filho


 

5. Demonstre interesse 

Chegou o momento tão aguardado – quando a criança começa a adquirir novos conhecimentos e passa a desenvolver suas habilidades!

A partir de agora, a escola deixa de ser um desafio e passa a ser um momento de descobertas e realizações.

E é normal que o pequeno queira compartilhar com você tudo o que vem aprendendo. Portanto, escute o seu filho – ele provavelmente vai chegar em casa muito animado e entusiasmado com os conteúdos.

Esse é um momento muito especial e importante para a criança! Então, não deixe de demonstrar interesse nas novidades que seu filho contar.

Uma ótima forma é fazer perguntas a respeito da rotina da criança, como por exemplo, pergunte qual aula a criança mais gosta, se ela está aprendendo, como são os colegas, se ela está se divertindo entre outras.

 

6. Faça atividades com o seu filho 

Por último, mas não menos importante, transforme o ambiente familiar em um local de aprendizado para a criança também!

Desta forma, você participa da rotina da criança e ajuda ela com os deveres de casa.

Sei que muitas famílias têm uma rotina muito corrida, mas separe um momento do seu dia para dar essa atenção especial para o seu filho!

Essa atitude fará toda diferença no processo de aprendizagem do seu filho e vai contribuir – e muito – para uma adaptação escolar ainda mais efetiva!

Foto de uma mãe fazendo dever de casa com o filho


» Leia também: 5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa 


 

Com essas dicas, fica mais fácil preparar a criança para a nova jornada!

Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com outras famílias que estão passando por esse processo também!

 

Aqui no Alicerce Educação, nossos educadores utilizam uma metodologia que visa  desenvolver o interesse dos alunos através de atividades lúdicas e divertidas- contribuindo muito para essa fase de adaptação escolar!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/2496_1090.pdf

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.