6 dicas de como agir quando o seu filho tira notas baixas

O que você vai encontrar neste post?

  1. Aplique a técnica da escuta ativa
  2. Estimule os estudos em casa
  3. Observe a rotina da criança e ajuste se necessário
  4. Converse com os educadores
  5. Incentive e apoie o seu filho
  6. Conheça o Alicerce Educação

 

O seu filho tem tirado notas baixas e você não sabe muito bem como agir nesse momento? Então esse artigo é para você!

Sabemos que, durante o processo de aprendizagem, muitas dificuldades podem acabar surgindo, afetando diretamente o desempenho escolar do aluno.

Existem inúmeras razões para que isso ocorra, por exemplo: falta de interesse, metodologia que não condiz com o estilo de aprendizagem da criança, conflitos socioemocionais, entre outros!

Por isso, é fundamental que os pais estejam presentes e acompanhem todo o processo escolar da criança, para que, desta forma, consigam contornar e resolver essa situação de forma empática e eficaz!

E foi pensando em te ajudar nisso, que separamos 6 dicas de como agir quando o seu filho tira notas baixas!

 

Confira!

Foto de uma criança "decepcionada" estudando

1. Aplique a técnica da escuta ativa

Você já ouviu falar da escuta ativa? Essa técnica tem como objetivo desenvolver um comportamento empático nos pais em relação às atitudes dos filhos!

É sobre saber ouvir e se portar diante da criança através da compreensão – sem julgamentos!

É importante que você aplique este método para que a criança não se sinta ainda mais frustrada. Como falamos anteriormente, o lado socioemocional da criança é uma peça chave para o desempenho escolar.

Através da escuta ativa, a criança tem a oportunidade de expor os seus sentimentos e te indicar o que pode estar acontecendo para que as notas estejam baixas! Até porque, o diálogo é sempre o melhor caminho para resolver os conflitos.

Muitas vezes, essa simples atitude já resolve o problema!

 

2. Estimule os estudos em casa

É fundamental que a criança tenha uma rotina de estudos em casa – não precisa ser algo que preencha todo o dia da criança – mas é importante que ela também tenha esse contato com a aprendizagem fora do ambiente escolar.

A dica aqui é proporcionar diferentes métodos de aprendizagem, como por exemplo: atividades que envolvam brincadeiras ou aparelhos tecnológicos. 

Através desse estímulo, o seu filho passa a relacionar os estudos com algo divertido e começa a entender a importância daqueles conteúdos aprendidos. E com isso o rendimento escolar pode começar a evoluir.

Além disso, é importante que você acompanhe de perto esse processo e auxilie o seu filho caso seja necessário! 

 


» Leia também: 5 atividades sensoriais para você praticar com o seu filho em casa


 

Foto de uma criança estudando em casa com a mãe por perto

3. Observe a rotina da criança e ajuste, se necessário

Falamos anteriormente sobre estimular o filho a estudar em casa, mas para que isso ocorra de maneira saudável, é importante que você observe a rotina dele.

Sabemos que todos precisam de um tempo livre – fator fundamental para o rendimento, até porque sem lazer, o nível de estresse pode aumentar significativamente – logo, ajuste os horários da criança e desenvolva um cronograma de estudos com base na realidade.

Por exemplo: não comece cobrando que a criança estude todos os dias depois ou antes da escola, inclua aos poucos essa nova rotina para que a criança consiga se adaptar a essa nova realidade.

Se você notar que as notas estão melhorando, mantenha o cronograma. Caso contrário, intensifique as atividades.

E lembre-se, é importante que você mescle momentos de brincadeiras com momentos de aprendizagem, pois, a ideia aqui é motivá-la e não sobrecarregá-la! 

 

4. Converse com os educadores 

Manter um bom relacionamento com os educadores do seu filho é extremamente importante. Desta forma, você consegue acompanhar de perto o desempenho escolar dele.

Além disso, os profissionais da área têm uma visão muito mais direta do que pode estar ocasionando esse baixo rendimento do aluno.

Por vezes, a dificuldade da criança seja apenas em uma matéria específica, e nesses casos o melhor a se fazer é tentar alternativas externas para ajudar o seu filho – como por exemplo, aplicar as sugestões que citamos acima.

E caso você já tenha tentado todas as outras dicas e mesmo assim as notas continuam baixas, informe ao educador! Ele irá avaliar a situação da criança e caso sinta necessidade, irá te orientar a procurar uma avaliação com um psicopedagogo!

 


» Leia também: Dificuldade de aprendizagem x Transtorno de aprendizagem: entenda a diferença e o que pode estar atrapalhando a alfabetização do seu filho


 

Foto de uma mãe conversando com o professor do filho

5. Incentive e apoie o seu filho

Sabemos como é importante receber apoio em situações difíceis! 

Por isso, é importante que você converse com o seu filho e o incentive a alcançar seus objetivos! Estimule o hábito de estudar e mostre como isso é importante para o seu futuro – mas não em forma de cobrança.

Lembra da escuta ativa? Ela serve para todos os momentos!

Fale palavras de carinho para o seu filho e o impulsione a superar os obstáculos!

E quando notar um avanço – por menor que seja – comemore e demonstre orgulho. Essa simples atitude pode ser o que faltava para girar uma chave no desenvolvimento da criança.

 

6. Conheça o Alicerce Educação

Por último, mas não menos importante, a nossa dica é: conheça o Alicerce Educação!

Oferecemos um complemento e reforço educacional para crianças e jovens além do horário da escola – contraturno escolar.

Auxiliamos o aluno nas suas necessidades educacionais específicas e potencializamos os seus talentos – para que atinjam o máximo de suas capacidades individuais. 

E como fazemos isso? Através das metodologias ativas de aprendizagem – que coloca o aluno no centro do seu próprio conhecimento e acelera o processo de  ensino!

Além disso, no Alicerce Educação o seu filho vai ter a oportunidade de desenvolver suas habilidades socioemocionais, assim como um projeto de vida!

 

Seu filho está precisando melhorar as notas escolares? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Você também pode gostar:

10 motivos para você ajudar o seu filho com as aulas de reforço do Alicerce Educação 

Descubra como a Educação Afetiva pode transformar a aprendizagem do seu filho

Falta de desejo em aprender: como driblamos essa situação e buscamos o desejo no aluno

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.