Como promover equidade de gênero no mercado de trabalho?

O que você vai encontrar neste post?

 

Por muito tempo, as mulheres foram privadas da vida pública e de decisões econômicas e políticas.

E graças a muita luta e conquistas, as mulheres da atualidade se veem em uma posição mais favorável no que diz respeito à participação social.

Entretanto, a igualdade de gênero ainda é uma pauta muito debatida. E hoje vamos falar sobre uma das mais urgentes: a mulher no mercado de trabalho!

Sabemos que antigamente a mulher cuidava da casa e dos filhos e os homens saiam para trabalhar. Nos tempos atuais, essa configuração não segue mais o mesmo padrão e podemos ver muitas mulheres inseridas no mercado de trabalho.

Mas apesar da ampla inserção das mulheres no ambiente profissional, as oportunidades ainda não são as mesmas.

E só existe uma maneira de contornar essa situação: através da mudança!

E para isso, precisamos oferecer mais oportunidades para que essas mulheres cresçam e se desenvolvam no meio profissional de forma justa e respeitosa!

Pensando nisso, separamos 8 dicas de como promover a equidade de gênero no mercado de trabalho. Confira!

Foto de uma mulher no ambiente de trabalho

O que é equidade de gênero?

A palavra equidade em si, é um conceito ligado a reconhecer e garantir o direito de cada um. 

Quando falamos de equidade de gênero, seus princípios são assegurar a justiça social, direitos humanos e oportunidades iguais para homens e mulheres. Garantindo que ambos os sexos recebem um tratamento igualitário em relação a qualquer tipo de atividade!

Mas a equidade não vem apenas para assegurar direitos iguais. É preciso passar por um processo de desconstrução social e uma transformação na cultura da nossa sociedade!

Por esse motivo, o termo usado é equidade de gênero e não igualdade! 

Igualdade consiste em tratar todos da mesma forma – independente das suas necessidades – baseando-se na ideia de que todos são regidos pelas mesmas regras, com os mesmos direitos e deveres.

Enquanto a equidade trata as pessoas de acordo com o que elas precisam, aliando o senso de justiça social – considerando as diferenças de cada pessoa e/ou grupo e o que cada um precisa!

No caso das mulheres – oportunidades iguais.

Em outras palavras, a equidade de gênero tem como objetivo garantir um tratamento justo entre homens e mulheres – de acordo com as necessidades!


≫ Leia também: O que é educar para a igualdade?


Ilustração de uma balança, de um lado um homem e de outro uma mulher (a balança igual para ambos)

Mulheres x Mercado de trabalho

Não é novidade para ninguém que, apesar dos avanços, ainda vivemos em uma sociedade machista! E podemos sentir o reflexo dessa condição em vários âmbitos sociais – principalmente no mercado de trabalho!

As mulheres ainda sofrem com falta de oportunidades, discriminação e muitas outras dificuldades no meio profissional, como por exemplo:

  • Desigualdade salarial;
  • Preconceito com mulheres que são mães;
  • Assédios sexual e moral;
  • Falta de oportunidade em cargos de liderança.

Ou seja, mesmo a mulher estando inserida no mercado de trabalho, ainda há muito o que ser feito, confira:


≫ Leia também: Conheça a realidade da mãe brasileira e saiba como o Alicerce pode te ajudar


 

– Os desafios:

De acordo com o relatório sobre igualdade feito pelo Fórum Econômico Mundial no ano de 2020, serão necessários aproximadamente 250 anos para alcançarmos a igualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho. E caso haja um desenvolvimento acelerado, o número será 94,5 anos.

Esse mesmo relatório nos mostra também que atualmente as mulheres representam 38,8% da força de trabalho global contra 61,2% de homens. No Brasil, essa proporção é de 42% de mulheres e 58% de homens.

E não para por aí, segundo uma pesquisa da FGV, publicada em 2021 na CNN Brasil, as mulheres ganham em média 19% menos que os homens para exercer a mesma função.

E por fim, o IBGE divulgou que apenas 37,4% dos líderes empresariais brasileiros em 2019 eram mulheres.

Através desses e muitos outros dados, podemos notar como a equidade de gênero no ambiente de trabalho ainda é uma realidade distante. 

Por isso, precisamos debater sobre e encontrar formas de promover um ambiente mais harmonioso para que todos tenham as mesmas oportunidades!

 Foto de uma mulher no ambiente de trabalho frustrada

Como promover a equidade de gênero no mercado de trabalho?

O caminho é longo, mas através de pequenas atitudes, é possível transformar o ambiente de trabalho em um lugar mais acolhedor e justo para homens e mulheres poderem exercer sua profissão. 

Para isso, é preciso tomar algumas medidas, confira abaixo:

  1. Salários padronizados para homens e mulheres que exercem as mesmas funções 
  2. Recrutamento e seleção direcionado
  3. Programa de liderança feminina
  4. Auxílio-creche
  5. Inclusão da igualdade de gênero nos valores
  6. Criação de um ambiente seguro
  7. Medidas contra o assédio
  8. Ouvidoria e apoio 

 

Como o Alicerce pode ajudar?

Sabemos que muitas mães não têm com quem deixar seus filhos enquanto estão trabalhando – e muitas acabam até perdendo boas oportunidades no mercado de trabalho!

Com o seu filho no Alicerce Educação, você tem a segurança que tanto precisa. Isso porque, o nosso método de ensino funciona no contraturno escolar. 

Ou seja, ajudamos a sanar aquela preocupação de não ter com quem deixar o filho antes ou depois do horário escolar. Desta forma, seu filho desfruta de um lugar seguro e ainda desenvolve a aprendizagem!


≫ Leia também: Como promover a equidade racial no mercado de trabalho?


Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar com mais pessoas!

 

Acreditamos que todos têm a chance de brilhar, por isso, aqui no Alicerce Educação a diversidade é um dos nossos pilares! Desta forma, promovemos desde cedo o senso de igualdade dos nossos alunos!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101784_informativo.pdf 

https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/04/02/mulheres-ganham-19-menos-que-homens-no-topo-diferenca-e-de-mais-de-30 

https://epocanegocios.globo.com/Economia/noticia/2021/03/fatia-de-mulheres-em-cargos-de-lideranca-cai-no-brasil-e-elas-ainda-ganham-777-do-salario-dos-homens.html

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.