Escolaridade x mercado de trabalho: Como a MRV e o Alicerce contribuem

O que você vai encontrar neste post?

 

Sabemos que uma base educacional de qualidade proporciona mais oportunidades. 

Mas você já parou pra pensar nas consequências que esse baixo nível de escolaridade causa no mercado de trabalho?

Hoje vamos abordar essa relação entre o baixo nível de escolaridade e o mercado de trabalho e te apresentar uma solução: o Alicerce Educação!

Foto de uma pessoa desempregada, com feição triste

A importância de uma base educacional sólida para o mercado de trabalho

Uma educação de qualidade promove o desenvolvimento das competências necessárias para a participação nas diferentes áreas da vida humana, enfrentando os desafios da sociedade atual e o desenvolvimento do projeto de vida em relação com o outro.

Sabemos que ler, escrever, saber se comunicar, fazer cálculos…. tudo isso é fundamental para um futuro com mais oportunidades!

Além disso, uma base educacional sólida também permite que habilidades socioemocionais sejam desenvolvidas – facilitando a compreensão do coletivo e o respeito para com todas as pessoas e suas diferenças.

Ou seja, para que uma pessoa participe de atividades como vestibular, faculdade, mercado de trabalho, ela depende de uma base educacional de qualidade. 


≫ Leia também: A educação é chave para novos caminhos


 

Nível da escolaridade básica no Brasil

Sabemos que a pandemia do covid 19 prejudicou – e muito – a educação brasileira, ocasionando um abandono escolar de 197,8% em 2021.

Outro dado preocupante é o número de crianças de 6 a 7 anos que não sabem ler e escrever no Brasil. Segundo o IBGE, o número chegou a mais de 66% nos últimos 2 anos!

Através desses dados, podemos notar que a pandemia acarretou em um grande atraso na alfabetização infantil.

De acordo com o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), mais de 68% dos jovens brasileiros possuem dificuldade em matérias essenciais como o português e a matemática.

E se essa base não for bem estruturada desde cedo, a chance desse aluno desenvolver as competências necessárias para ingressar no ensino superior e mercado de trabalho serão baixas!

foto de um aluno em sala de aula com cara de confuso

Consequências do baixo nível de escolaridade no mercado de trabalho

Segundo dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf), 25% dos trabalhadores de 15 a 64 anos são analfabetos funcionais (pessoas que reconhecem letras e números mas não compreendem textos simples e operações matemáticas).

Essa condição não restringe apenas a produtividade e a capacidade de inovação, como também pode colocá-los em perigo. Visto que grande parte dos acidentes na construção civil ocorrem porque os empregadores não conseguem ler placas de avisos!

Além disso, o nível de desemprego e falta de oportunidades também é um reflexo do baixo nível de escolaridade. Um levantamento do Ibre/FGV mostra que o grupo mais prejudicado em relação ao mercado de trabalho no pós-pandemia são aqueles que possuem poucos anos de estudo ou não chegaram a concluir o ensino médio

Isso é consequência de uma falha em nosso sistema educacional que começa lá atrás, na educação infantil e que continua na vida adulta.

E como reverter essa situação e proporcionar aos brasileiros uma educação básica de qualidade? Através de investimentos e inovações no setor educacional!

E foi pensando nisso que o Alicerce Educação e MRV se uniram! Continue a leitura para saber mais.


≫ Leia também: Profissões do futuro e a importância de uma base educacional sólida – Pt. 01


 

A construtora MRV e o Alicerce Educação têm a solução!

Pensando em garantir mais oportunidades para trabalhadores da construção civil, o Alicerce Educação e a construtora MRV se uniram!

E como funciona essa parceria?

A MRV – por meio do seu pilar de Sustentabilidade – criou o projeto Escola Nota 10, com o objetivo de desenvolver e treinar seus colaboradores em canteiros de obras.

Através desse projeto, os trabalhadores têm a oportunidade de aperfeiçoar matérias base como português e matemática e ainda estudar sobre:

As aulas ocorrem 3 vezes por semana e duram em média 1h30.


https://www.youtube.com/watch?v=2RQe8_veGrU

Desta maneira, a MRV está solucionando problemas comuns nas rotinas das obras, como erros de quantitativo de material e até conflitos nas relações interpessoais – trabalhando a compreensão e comunicação desses colaboradores.

Dando uma nova oportunidade para que esses adultos se desenvolvam e estejam mais preparados para os desafios da vida e do dia a dia.

E os resultados não poderiam ser melhores: em dois meses, os primeiros alunos já tiveram um avanço equivalente a um ano escolar, além de alta frequência e engajamento. Tudo isso acompanhado por meio de relatórios de impacto e uma gestão centralizada.

Por isso mesmo, o objetivo é contar com aulas em 100% dos canteiros de obras da MRV em 2023, e assim vamos levar essa transformação e mais oportunidades para a vida de milhares de pessoas.

Uma educação mais justa e acessível para todos passa principalmente pela alfabetização e qualificação de adultos que não tiveram oportunidades.

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.


Fonte:

https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/03/31/trabalhador-com-baixa-escolaridade-deve-ser-o-mais-afetado-no-pos-pandemia-aponta-estudo.ghtml 

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2019/03/19/brasil-baixa-produtividade-competitividade-comparacao-outros-paises.htm 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.