Tecnologia na educação corporativa: caminhos para potencializar habilidades dentro e fora das empresas

O que você vai encontrar neste post?

 

Vivemos em um universo fortemente impactado pela transformação digital. Isso é inegável, afinal, além de fazer parte da vida dos cidadãos globais, a tecnologia se tornou um elemento de grande importância em processos corporativos. Diante disso, entender como utilizá-la na educação corporativa traz impactos positivos à forma de gerenciar e estimular a aquisição de conhecimento dentro e fora das empresas.

Para te ajudar a compreender como a tecnologia na educação corporativa pode ajudar a otimizar processos internos, atender às demandas dos times e da comunidade do entorno, e ainda gerar impacto social positivo, preparamos este artigo. 

 

Por que usar tecnologia na educação corporativa é uma tendência? 

A educação corporativa é o conjunto de iniciativas realizadas nas empresas com o intuito de estimular, despertar ou desenvolver habilidades em seu time de colaboradores. Estas habilidades, por sua vez, podem ser hard skills (relacionadas a conhecimentos técnicos e operacionais) e soft skills (habilidades pessoais que impactam direta ou indiretamente na performance do colaborador e de sua equipe). 

Dispositivos tecnológicos fazem parte da vida de uma expressiva parcela da população (para você ter uma ideia, de acordo com um estudo feito pela FGV, em 2021, nosso país já tinha uma média de 2,1 dispositivos digitais por habitante). 

Além disso, empresas que incorporam a tecnologia na educação corporativa experimentam outros benefícios, alguns dos quais listamos abaixo.

 

– É uma demanda da força de trabalho

A perspectiva é de que, até 2025, 75% da força de trabalho global seja composta pela geração Millennial (indivíduos nascidos entre 1981 e 1996). 

Esta geração, entre outras características, é conhecida como a primeira cuja rotina profissional e pessoal é marcada pelo uso da tecnologia (pesquisas mostram que indivíduos da geração Millennial checam seus smartphones cerca de 150 vezes por dia!).

Isso significa que, em seus ambientes de trabalho, os colaboradores demandam processos apoiados em meios digitais, seja para conduzir tarefas operacionais ou para aprender novas habilidades. 

O mesmo acontece com os demais públicos de interesse da empresa: comunidades do entorno, potenciais colaboradores e clientes esperam que as organizações dinamizem seus processos de relacionamento por meio destas soluções. 

 

– Permite quebrar barreiras geográficas e operar mesmo no modelo remoto

Além de sintonizar a empresa com as necessidades do seu público, o uso da tecnologia na educação corporativa possibilita uma quebra de barreiras geográficas.

Mesmo em operação remota, ou com sedes em diferentes localidades, é possível desenvolver habilidades, promover o intercâmbio de conhecimento por meio do voluntariado de competências e até apoiar e acelerar  projetos parceiros utilizando a troca de conhecimentos feita a distância.

 

– Facilita a gestão e o monitoramento de resultados

Com o apoio da tecnologia na educação corporativa, o gerenciamento de informações (relacionadas ao engajamento nas ações e ao aproveitamento do público-alvo) tende a ser simplificado. 

Isso porque as informações são armazenadas e integradas em uma só plataforma, dispensando o trabalho manual e automatizando a gestão de dados. 

 

Tecnologia e educação corporativa: uma via de mão dupla 

No tópico anterior, você viu como a tecnologia pode ajudar a estimular práticas de educação corporativa. No entanto, esta relação é ainda mais rica, e pode ser considerada uma via de mão dupla. 

Assim como ferramentas tecnológicas ampliam o universo de possibilidades de aprendizagem corporativa, o contrário também acontece. 

Isso porque a ausência da educação corporativa pode ser um impeditivo para o trabalho remoto, visto que colaboradores que não sabem manusear as ferramentas necessárias no dia a dia afetam a produtividade da empresa.  Para você ter uma ideia, 95% dos brasileiros precisam de algum tipo de reforço educacional e 65% dos jovens brasileiros chegam à idade de trabalho com deficiências cognitivas e socioemocionais. Essas lacunas impedem colaboradores de: manusear ferramentas tecnológicas, gerir ferramentas de gestão, ter um olhar analítico maduro ou entender de sistemas e dados.  de acordo com… 

Por isso dizemos: investir na tecnologia e na educação corporativa é resolver dois problemas de uma só vez: desenvolvimento e agilidade. 

 

Desenvolver competências e gerar impacto social: é possível?

Até aqui, vimos o quão importante é a tecnologia na educação corporativa no sentido de facilitar o desenvolvimento de talentos ao simplificar processos e ampliar horizontes. Que tal, então, adicionarmos mais uma variável a esta equação? Será possível desenvolver competências e gerar impacto social com a ajuda da tecnologia? 

A resposta é sim!

Empresas que já se atentaram à agenda ESG — uma das grandes responsáveis pela sustentabilidade empresarial — perceberam que um dos caminhos para fomentar o S (de Social) na empresa é justamente fortalecer sua relação com stakeholders (públicos de interesse internos e externos). 

Isso pode acontecer de diferentes formas: 

    • ações afirmativas pela redução de desigualdades;
    • promoção da equidade racial no ambiente de trabalho;
    • criação de uma política salarial e de benefícios mais justa;
    • Atenção à saúde mental dos colaboradores e melhorias no ambiente de trabalho;
    • Foco nas vulnerabilidades da comunidade do entorno da empresa; 
    • apoio na resolução de conflitos;
    • tomada de decisões em prol da sociedade;
  • realização de ações e programas que, ao mesmo tempo, desenvolvem habilidades em colaboradores e potenciais colaboradores, e geram impacto positivo para a comunidade do entorno.

Quer ver como isso funciona na prática? 

Suponhamos que a sua empresa esteja em busca de talentos para atuar como programadores. Ao perceber a falta de oferta na comunidade do entorno, a organização desenvolve uma iniciativa específica para identificar potenciais talentos e desenvolver, neles, as competências desejadas por meio da educação. Isso pode ser feito como um curso de capacitação ou mesmo por meio de ações voluntárias encabeçadas por programadores da própria organização.

Após a realização do projeto, a empresa consegue captar talentos com a expertise necessária e, ao mesmo tempo, oferece à comunidade um retorno valioso em termos de impacto social. 

 

Exemplos práticos de metodologias e tecnologias de impacto na educação corporativa

Veja a seguir como é possível gerar impacto social na prática com a ajuda de metodologias e ferramentas de desenvolvimento de competências.

 

– Esolidar

A esolidar está no mercado desde 2013, e tem, como objetivo, oferecer às empresas uma plataforma com diferentes ferramentas para gerar e gerir impacto social e se alinhar ao S de ESG de forma integrada e simplificada. 

Entre as ferramentas disponibilizadas na plataforma, está o Programa de Aceleração de Impacto Social. Suas funcionalidades possibilitam às organizações gerenciar a iniciativa do início ao fim, incluindo a divulgação do edital de convocação de projetos e a realização de ações pontuais de captação de recursos para auxiliar na sustentabilidade dos acelerados. 

Por meio do Programa de Aceleração, as empresas podem se conectar com projetos da comunidade, pequenos negócios ou grupos de pessoas e ajudá-los a se desenvolver com base na partilha de competências entre o time da empresa e os participantes das iniciativas aceleradas.

 

– Alicerce

O Alicerce é uma empresa de impacto social que traz para o Brasil conceitos inovadores e eficientes em educação.

Com o Alicerce, é possível gerar impacto social por meio do investimento direto no aprendizado, promovendo o desenvolvimento de competências dentro e fora da empresa, e alcançando resultados como: 

  • Qualificação da mão de obra na empresa;
  • Valorização da política de Diversidade e Inclusão;
  • Empoderamento feminino;
  • Desenvolvimento de habilidades específicas (como programação);
  • Formação de jovens aprendizes.

É hora de investir em tecnologia na educação corporativa da sua empresa. Conte com a gente para te ajudar a encontrar os melhores caminhos para desenvolver habilidades e gerar impacto positivo! 

 

*Este artigo foi escrito pela esolidar, startup de tecnologia que oferece, em uma só plataforma, ferramentas para gerenciar iniciativas de impacto social voltadas para o S de ESG. Na esolidar, as empresas realizam ações pontuais ou mesmo programas de aceleração de ponta a ponta.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.