10 dicas para incentivar o seu filho a estudar sozinho

O que você vai encontrar neste post?

  1. Entenda qual o relógio biológico do seu filho
  2. Crie um espaço de estudo
  3. Adapte a rotina com base no estilo de aprendizagem do seu filho
  4. Monte um cronograma de estudo
  5. Elimine as distrações
  6. Utilize o método Pomodoro
  7. Adote a tecnologia como forma de incentivo
  8. Ofereça sutis recompensas
  9. Revise o conteúdo junto com o seu filho
  10. Elogie diariamente a evolução dele

 

Ensinar e incentivar o seu filho a estudar sozinho é uma atitude extremamente importante para o desenvolvimento dele.

Através dessa habilidade, a criança ou jovem começa a trabalhar a sua autonomia – fator fundamental para um bom sucesso na jornada de aprendizagem!

Foto de uma criança estudando em um notebook

Pode parecer difícil estimular essa proatividade em relação aos estudos, mas com algumas dicas esse processo acaba se transformando em algo mais leve e interessante – principalmente quando o seu filho começa a perceber a importância de estudar.

Estudar sozinho tem muitos benefícios para a criança ou jovem, como por exemplo: ajuda a manter o foco, o pensamento crítico, a organização, trabalha a autonomia, fortalece o senso de responsabilidade entre outros.

Mas, para que isso ocorra, é importante entender qual o seu papel nesse processo e como ajudar o seu filho a ver o estudo como algo atrativo. E foi pensando nisso que hoje separamos 10 dicas para incentivar o seu filho a estudar sozinho.

 

1. Entenda qual o relógio biológico do seu filho 

O primeiro passo para organizar e incentivar o filho a manter uma boa rotina de estudos sozinho é compreender qual horário do dia ele se sente mais disposto a exercer as atividades escolares – claro que isso vai depender muito do horário em que ele frequenta a escola. Mas essa dica pode ser muito útil para você.

Para entender melhor, podemos separar as pessoas em três grupos: pessoas matutinas, pessoas vespertinas e pessoas mistas. E o que isso quer dizer?

 

Pessoas matutinas costumam dormir em torno de 21h e acordo cedo, por volta das 06h. Ou seja, o melhor período para aproveitar todo o seu desempenho mental é durante a manhã;

Pessoas vespertinas preferem dormir e acordar tarde. Para elas, o melhor horário para estudar é durante o período da tarde e no início da noite;

Pessoas mistas representam um grupo que varia entre matutina e vespertina de acordar, conseguindo se adaptar com facilidade em qualquer circunstância.

 

Levando em consideração essa dica, você consegue ajudar o seu filho a definir um horário mais proveitoso para os estudos.

 

2. Crie um espaço de estudo 

Pode parecer uma coisa óbvia, mas é importante ressaltar a importância de escolher um espaço para os estudos. 

E quando falamos em espaço de estudos, não estamos falando de sentar na cama ou sofá. A ideia aqui é realmente organizar um cantinho próprio para as atividades.

A dica é: escolha um lugar arejado, com uma boa iluminação (lugares escuros podemos estimular o sono) e que não tenha muitas distrações.

Nesse local é importante conter todos os itens necessários para que o seu filho realize as atividades, como por exemplo: lápis, borracha, caneta, caderno e etc.

Definir esse espaço é importante, pois a criança ou jovem começa a associar o local com algo destinado para os estudos – criando assim uma rotina.

Foto de um espaço de estudos

3. Adapte a rotina com base no estilo de aprendizagem do seu filho

Após você já definir um horário e um local, é importante que – junto do seu filho – você auxilie o seu filho a entender qual o estilo de aprendizagem que faz mais sentido para ele.

Mas afinal, o que são os estilos de aprendizagem?

São as habilidades cognitivas que usamos para fixar os conteúdos, podendo ocorrer por meio de três diferentes estilos relacionados aos canais sensoriais. São eles:

 

Visual: pessoa com mais facilidade em assimilar informações através de impulsos visuais, ou seja, aprendem melhor através de mapas mentais, gráficos, listas, leitura e escrita, entre outros.

Auditivo: quem domina mais esse estilo costuma ter mais facilidade com conteúdos sonoros, como por exemplo: podcasts, leitura em voz alta e demais formas que envolvem a linguagem falada.

Cinestésico: esse estilo está ligado a pessoas que se dão melhor usando a interação, ou seja, dinâmica e atividades lúdicas, fazer cartazes, atividades práticas e etc.

 

Apesar do método não ser tão popular, ele certamente vai ajudar – e muito – na hora de incentivar o seu filho a estudar. Pois, desta forma, ele consegue adaptar a hora de estudar de acordo com o estilo de aprendizagem que ela se sente mais confortável!

 


» Leia também: Descubra qual técnica de estudos é ideal para você


 

4. Monte um cronograma de estudo 

Dentre todas as dicas da lista, essa com certeza é uma das mais importantes, pois é através do cronograma de estudos que o seu filho vai conseguir guiar a sua rotina de forma autônoma.

Para que isso ocorra, é importante que você o ajude a dividir os temas de acordo com o nível de prioridade. E para não sobrecarregar, vocês podem montar um cronograma com mescla um conteúdo mais denso com algo mais simples.

Desta forma, a criança ou jovem não se cansa e se sente mais motivada.

Vale lembrar que as dicas citadas anteriormente são fundamentais para montar um cronograma que esteja próximo da realidade do seu filho e que seja atrativo.

 

5. Elimine as distrações

Sabemos o quanto é difícil manter o foco na hora dos estudos, por isso, é muito importante que você ajude o seu filho nessa missão e mantenha as distrações o mais longe possível do local escolhido para as atividades.

Por exemplo: se vocês tiverem pet, mantenha ele em outro local durante o período que seu filho estuda; caso ela tenha celular, deixe longe também; manter televisão num volume que não atrapalhe a concentração dele; e caso ele estude no computador, monitore se ela está de fato estudando ou usando redes sociais e sites que não sejam próprios para estudo.

Com isso, o seu filho se mantém incentivado a estudar e consegue ter um melhor rendimento – potencializando a qualidade das atividades e aproveitando melhor o tempo destinado aos estudos.

Foto de uma criança em uma mesa de estudos mexendo no celular

6. Utilize o método Pomodoro

Você já ouviu falar na técnica Pomodoro?

O objetivo dessa técnica é aumentar a concentração e o foco através de intervalos de 5 minutos durante o estudo. Esses intervalos são feitos a cada 25 minutos de atividade.

E para aplicar na rotina de estudos do seu filho é muito simples: basta marcar em um cronómetro o tempo de 25 minutos e, ao tocar, o seu filho tem direito a 5 minutos de descanso. Esse processo se repete por 4 vezes.

A partir da 5ª vez que o cronômetro tocar, o intervalo aumenta 5 minutos. Ou seja, na quinta vez o intervalo é de 10 minutos, na sexta vez o intervalo é de 15 e por aí vai.

Essa técnica é muito importante para manter a produtividade do seu filho. E para aumentar ainda mais a autonomia, permite que ele mesmo controle o tempo – com a sua supervisão.

 

7. Adote a tecnologia como forma de incentivo

Sabemos que hoje em dia as crianças e os jovens estão totalmente integrados no mundo digital. 

E apesar de parecer um problema na hora dos estudos, a tecnologia pode sim ser um grande aliado nesse processo

Isso porque, o seu filho sente mais interesse no mundo digital. Afinal de contas, através da internet, o seu filho está exposto a uma imensidão de conteúdos e estímulos diferentes.

Com isso, o momento de estudar deixa de ser algo monótono e passa a ser uma atividade divertida. Mas lembre-se de sempre acompanhar o processo para garantir que de fato seu filho está estudando.

 


» Leia também: Use a tecnologia a favor da alfabetização do seu filho


Foto de uma jovem estudando no computador

8. Ofereça sutis recompensas

Pode ser que você não concorde no primeiro momento, mas acredite: oferecer pequenas recompensas após o seu filho cumprir o cronograma definido, serve como uma ferramenta incrível para mantê-lo incentivado.

Você pode definir juntos – ou não – qual será a recompensa e se ela irá ocorrer todos os dias, ou apenas uma vez na semana.

A dica é que seja algo simples mas que desperte interesse no seu filho, por exemplo: fazer algum passeio ou utilizar algum aparelho eletrônico por mais tempo no final de semana… Use sua criatividade!

Essa técnica é muito eficaz para manter o seu filho engajado nos estudos pois, ele entende que ao cumprir com o combinado, será recompensado!

 

9. Revise o conteúdo junto com o seu filho

Revisar o conteúdo estudado pelo seu filho é importante para manter uma boa rotina de estudos. Desta forma, você demonstra que o esforço dele é reconhecido e importante!

Você pode orientá-lo e fazer breves resumos das atividades ou mapas mentais. Além de fortalecer a relação com a aprendizagem, esses materiais auxiliam na hora de estudar para uma prova, por exemplo.

É importante também que você ajude o seu filho em caso de dúvidas! Pois, apesar dele ter a liberdade de criar sozinho esse material de revisão, o seu auxílio é importante!

Com essa dica, seu filho desenvolve uma maior compreensão do que foi estudado!

 

10. Elogie diariamente a evolução dele

Ao final do processo de estudos, é importante que você elogie o esforço e o comprometimento do seu filho!

O reconhecimento é uma peça fundamental durante esse processo. Através dessa atitude, o seu filho irá se sentir mais engajado e satisfeito.

O elogio incentiva a criança ou jovem a continuar mantendo essa rotina de estudar sozinho – atitude que ajuda não apenas nos estudos, mas também desenvolve as habilidades socioemocionais do seu filho, como a autoestima e autoconfiança.

Além de tudo, é uma ótima forma de demonstrar que você se preocupa com o desenvolvimento dele!

Foto de uma mãe elogiando o filho estudando

Gostou das dicas que separamos pra você? Comenta aqui embaixo se você aplica alguma técnica diferente com o seu filho, vamos adorar saber!

Aqui no Alicerce Educação, nosso objetivo é colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem pois acreditamos que todos têm a capacidade de desenvolver autonomia em relação aos estudos – visando sempre incentivar e engajar a todos de forma integral!

 

Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.