O que fazer quando o filho está chorando? Aprenda a lidar com a situação!

O que você vai encontrar neste post?

 

Sabemos que lidar com o choro infantil nem sempre é uma tarefa fácil!

Muitos pais acabam não sabendo o que fazer nessa situação – gerando um estresse desnecessário no ambiente.

Antes de mais nada é importante que você entenda que existe uma larga diferença entre deixar a criança chorar – expressando o que sente, para então tentar resolver – e deixar a criança chorando – simplesmente não fazer nada para contornar a situação.

E foi pensando em te ajudar nisso que preparamos esse artigo! Nele, vamos abordar a diferença entre deixar chorar e deixar chorando e o que você pode falar para acalmar a criança diante dessa situação!

Foto de uma criança chorando

O choro como forma de comunicação

Antes da criança aprender a falar, o choro é a principal forma de se comunicação – sinalizando que quer algo.

Mas conforme o seu filho vai crescendo e aprendendo as palavras, ele acaba descobrindo novas formas de expressar esses desejos.

O que acontece é que uma criança não sabe lidar perfeitamente com seus sentimentos – não somente os pequenos, não é verdade? – então, ela pode acabar recorrendo ao choro como forma de expressão emocional.

Existem alguns que acreditam que devem deixar seus filhos chorando, mesmo que sozinhos, para que aprendam a não chorar e ser independente desde pequenos. 

Assim como aqueles que não deixam seus filhos chorarem – fazendo algo sempre que o choro começa.

Ao invés de dizer para uma criança não chorar, é importante que você compreenda o porquê ela está chorando. Dessa forma, você ensina a criança a gerenciar as suas emoções e ter mais inteligência emocional!


≫ Leia também: Educação Socioemocional: o que é e porque ela é tão importante


 

A diferença entre deixar o seu filho chorar e deixar chorando

 

– Deixar chorar: 

Nada mais é do que permitir que a criança expresse o que está sentindo! 

Anteriormente, falamos sobre inteligência emocional, mas para alcançá-la, a criança precisa de apoio – essa é uma oportunidade para os pais se colocarem à disposição, mostrando ao filho que estarão ali para ouvi-los.

Dessa forma, você estará se aproximando ainda mais do pequeno e dando exemplo de como lidar com as emoções – lembrando que não é para você fazer por ele e sim, dar apoio.

Chorar é algo que pode ser benéfico emocionalmente, além de ser uma forma de externalizar o que está sentindo!

Foto de uma mãe abraçando o filho enquanto ele chora

– Deixar chorando: 

Agora, quando os pais deixam a criança chorando e não oferecem apoio, reforça na cabeça delas que estão sozinhas.

Uma hora, eventualmente, elas param de chorar – mas não porque colocaram tudo para fora e sim por desistência!

Dessa forma, é criado uma distância emocional entre pais e filho, e a criança cresce sem aprender a lidar com suas emoções e falar sobre elas – o que pode fazer com que ele reprima os sentimentos e gere traumas.

E assim, a criança cresce sem saber lidar com suas emoções e com o tempo passa a reproduzir esse comportamento dos pais, sempre evitando chorar e falar sobre seus sentimentos.

 

– A importância de permitir que a criança se expresse

As crianças experimentam algumas emoções e não sabem lidar com elas de forma apropriada, por isso é importante que ela chore e possa sentir essas sensações – mas nunca sozinha, para que ela saiba que você estará lá para ajudá-la.

Elas precisam de alguém para guiá-las e mostrar como lidar com os próprios sentimentos!

Isso possibilita um amadurecimento emocional saudável e cria uma relação familiar com mais proximidade.

Também desconstrói na cabeça do pequeno uma ideia que é vista com muita frequência na sociedade, de que chorar não é bom, ou que mostra que você é fraco.

Nada disso é verdade. O choro é uma parte importante do mecanismo emocional que todos nós temos, e é algo muito benéfico para o bem estar e para lidar com cargas emocionais pesadas.


≫ Leia também: Seu filho faz birra? Conheça 5 dicas infalíveis para lidar com isso


 

Dicas de frases que você pode falar para acalmar a criança:

Muitas vezes, não sabemos o que falar quando o pequeno está chorando!

Por isso, separamos algumas frases que você pode usar para ajudar a acalmá-lo e tentar resolver o problema que esteja incomodando a criança. Confira:

– Tudo bem chorar, o papai/mamãe também chora: Falando isso, você mostra que aquilo que seu filho está passando é algo normal e que não precisa entrar em desespero. Desta forma, ela entende que chorar faz parte do processo.

– Eu estou aqui para o que você precisar: Ao falar isso você mostra para a criança que está ali para acolher e compreender ela, e ao se sentir acolhida e protegida será mais fácil se acalmar e falar sobre.

– Você quer conversar sobre isso? Se mostrar disponível para dialogar sobre as emoções não só ajuda a compreender os sentimentos do pequeno como ensina ele a falar sobre e se auto perceber.


≫ Leia também: Desenvolvimento infantil: conheça 10 frases que o seu filho precisa ouvir


 Foto de uma mãe acalmando a criança chorando

Podemos notar como pequenos detalhes fazem toda diferença na hora de educar os pequenos.

Logo, buscar alternativas que te ajudem a compreender o comportamento do seu filho é fundamental para o seu desenvolvimento social e emocional!

 

Aqui no Alicerce Educação, adotamos uma metodologia de ensino que visa ensinar e desenvolver as crianças a lidarem com seus próprios sentimentos através das nossas aulas de habilidades socioemocionais!

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.