5 dicas para desconstruir o machismo na criação do seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

As crianças são o futuro da nossa sociedade, você concorda?

Por isso, é fundamental que ela tenha contato com assuntos como o machismo desde cedo!

Uma educação livre de machismo parece simples, mas é um processo de desconstrução longo e trabalhoso. Isso porque sabemos que o comportamento machista envolve muitas questões estruturais.

Mas afinal de contas, como educar os pequenos a ter pensamentos e atitudes que não se sobreponham às mulheres?

É sobre isso que vamos falar hoje! Neste artigo, vamos abordar o que é uma educação livre do machismo e como você pode ajudar a desconstruir esse padrão dentro de casa com 5 dicas fundamentais!

Acompanhe a leitura!

Foto de crianças se abraçando

Educação livre do machismo

Antes de tudo, é primordial entender que muitos hábitos e atitudes que são considerados “naturais” para a nossa sociedade atual, pode não ser a melhor escolha e caminho para um futuro melhor.

O machismo é um exemplo claro disso! 

Por exemplo, provavelmente a criação dos seus avós, pais e até mesma a sua considerava “normal” comportamentos e falas como: 

  • “Isso não é coisa de homem”
  • “Meninas devem ser emotivas e meninos devem engolir o choro”
  • “Aja feito homem”
  • “Meninas vestem rosa e meninos vestem azul”

E essa “naturalização” do machismo se dá por conta de padrões comportamentais como esses que são reforçados em filmes, séries, desenhos, livros, música, entre outros.

No entanto, é fundamental compreender que esses padrões foram historicamente e culturalmente construídos pelo ser humano, logo, não é algo natural no sentido de que não são próprios da nossa natureza biológica, fisiológica ou mesmo psicológica.

E a única forma de reverter essa situação é começar com pequenas atitudes no dia a dia!


≫ Leia também: O que é educar para a igualdade?


 

– A importância de uma educação livre do machismo:

Apesar de algumas ações machistas parecerem inofensivas, na realidade elas não são!

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o 5ª país do mundo que mais comete feminicídio (homicídio praticado contra a mulher com base em violência doméstica ou discriminação de gênero).

Além disso, tais comportamentos podem trazer consequências graves, não apenas para as mulheres, como também para os homens.

Afinal de contas, os meninos também são afetados pelo machismo e podemos notar isso na forma como a sociedade trata o lado emocional do homem, por exemplo. Onde, é reforçado a ideia de que “homens não choram” – reprimindo suas emoções.

Tais atividades refletem em todos os aspectos da nossa vida – afetando a nossa sociedade como um todo!

Portanto, é fundamental que você eduque o seu filho de forma onde o machismo não seja tolerado. Reforçando comportamentos igualitários e estimulando hábitos saudáveis!

Com isso, você ajuda a promover uma sociedade mais justa, harmoniosa e feliz, pois a consciência sobre o machismo é o primeiro passo para a mudança. 

Foto de crianças de abraçando

5 dica para desconstruir o machismo na criação dos meninos

1. Dê o exemplo!

O primeiro passo para educar o seu filho longe do machismo é através do exemplo!

Sabemos que as crianças tendem a repetir os comportamentos dos pais. Ou seja, é primordial que você e todos da família pratiquem a igualdade entre homens e mulheres no seu ambiente familiar.

Pois de nada adianta criar filhos que respeitem as mulheres se você não mudar esse padrão em você também – e isso serve para todos do ambiente familiar que a criança tem contato.

E caso você e sua família não saibam por onde começar, a nossa dica é usar a internet para se informar. O nosso conselho é: procure artigos, livros e textos sobre masculinidade tóxica, machismo estrutural e patriarcado!

Desta forma, além de você ensinar o seu filho a não não ser uma pessoa machista, ainda tem a chance de desconstruir esse padrão no seu ambiente familiar!

 

2. Ensine sobre as responsabilidades domésticas:

Muitos homens – e até mesmo mulheres – tem a ideia fixa de que atividades domésticas são exclusivamente destinadas às mulheres da família!

E é importante que você eduque seu filho a não agir desta maneira. Isso porque, as tarefas domésticas são responsabilidade de todos que moram na casa!

Além disso, é fundamental que a criança entenda que, ajudando nas tarefas, ela não está “ajudando a mamãe”, mas sim, ajudando a família a manter um ambiente gostoso dentro de casa.

Incluir o seu filho nessas atividades também proporciona que ele desenvolva mais responsabilidade em relação a ele e ao próximo!


≫ Leia também: Conheça a realidade da mãe brasileira e saiba como o Alicerce pode te ajudar


 

3.  Dê carinho: 

A demonstração de afeto é um dos pilares para uma relação saudável e harmoniosa!

E apesar de parecer uma dica óbvia e boba, oferecer carinho é fundamental para que o seu filho não desenvolva aquele comportamento de achar que abraços e beijos não são “coisas de homem”.

É preciso muita dedicação para desconstruir a imagem de que os homens são frios e não podem demonstrar afeto! E como fazer isso? Dando carinho!


≫ Leia também: Descubra como a Educação Afetiva pode transformar a aprendizagem do seu filho


 

4. Mostre que está tudo bem chorar:

Além de demonstrar afeto e incentivá-lo a fazer o mesmo, permitir que seu filho chore e expresse suas emoções é fundamental na educação livre do machismo!

Transmitir a ideia de que está tudo bem chorar demonstra ao pequeno que ser vulnerável não deixa ele “menos homem” como muitos pensam.

Muito pelo contrário, chorar é também um sinal de força, pois a pessoa consegue ter o controle de expressar o que está sentido – passo fundamental para lidar com as próprias emoções – além de aliviar muitas tensões!

Desta forma, o seu filho desenvolve o lado socioemocional, tornando-se uma pessoa mais empática e leve.

 

5.  Não diferencie brinquedos: 

A maior parte das pessoas seguem o padrão de que mulheres brincam com bonecas e meninos com carrinho. Mas, brinquedo tem gênero? A resposta é não.

Brinquedo – e a cor – não determina a sexualidade de ninguém!

E, apesar de não ser algo muito comum para a nossa sociedade hoje, está tudo bem se o seu filho optar por brincar de boneca e casinha!

Até porque, uma menina brincando de boneca é “normal”, pois, seguimos a ideia de que “é responsabilidade da mulher cuidar dos filhos”. 

Logo, permitindo que o seu filho brinque de boneca – se essa for a vontade dele – você ensina a importância de atividades domésticas desde cedo.

Foto de um menino brincando com uma boneca

Essas são apenas algumas dicas de como educar e desconstruir o machismo na criação do seu filho. Mas existem diversas formas de fazer isso!

Por isso, converse com o seu filho, evite reproduzir falas machistas, permita que ele veja as mulheres de forma justa e igual! O processo é lento mas o resultado fará tudo valer a pena.

Aqui no Alicerce Educação, acreditamos que a educação é o primeiro passo para a transformação, por isso, prezamos por um ambiente onde todos sejam tratados com equidade e respeito!

 

Quer saber mais? Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta uma semana de aula gratuita.


Fonte:

https://cangurunews.com.br/machismo-criancas/ 

https://bebe.abril.com.br/desenvolvimento-infantil/12-acoes-para-criar-meninos-longe-do-machismo-e-que-respeitem-as-mulheres/ 

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.