Alfabetização para crianças: 4 videoaulas que podem ajudar o seu filho

O que você vai encontrar neste post?

 

Seu filho está precisando de uma ajuda para aprender os conceitos da língua portuguesa? Ele sente-se engajado? Estão em busca de métodos mais eficazes de estudo?

Saiba que existem alternativas que podem ser muito úteis nessa hora! Isso porque a era digital nos proporciona diversos benefícios – principalmente quando o assunto é acesso a informações!

Sabendo disso, separamos 4 aulas do Youtube que ensinam português de uma forma dinâmica e descomplicada! Desta forma, o seu filho aprende enquanto se diverte!

 

Acompanhe a leitura!

 

Ilustração de um computador e na tela, uma aula de portguês

 

Aprender português pode ser divertido

 

Incentivar os filhos a estudar – às vezes – pode ser um grande desafio! Principalmente na fase da alfabetização, onde tudo é novo para ele. 

Através da língua portuguesa o seu filho aprende não apenas a reconhecer as letras, como também a se comunicar com as pessoas! Logo, compreender o Português e dominar seus conceitos é essencial para a vida do aluno.

Dinamizar a rotina de estudos não é tão complicado quanto parece e aliar o entretenimento à aprendizagem pode ser uma boa solução na hora da alfabetização! Por isso, é muito importante que você utilize métodos de ensino que sejam atrativos para a criança!

 

E como fazer isso? A nossa dica de hoje é: através das aulas do Alicerce Tv no Youtube!

 

Fotografia de um aluno Alicerce sorrindo na frente de um notebook

 

Conheça o Alicerce TV

 

Pensando em levar mais educação para dentro dos lares das famílias brasileiras, o Alicerce em parceria com a RedeVida se uniram e desenvolveram um programa para a TV aberta e para o Youtube, o Alicerce TV.

São aulas de verdade seguindo todos os parâmetros da metodologia Alicerce, baseado nas trilhas de conhecimento (matemática, leitura e escrita), habilidades para a vida e descoberta.

Além de abordar conteúdos com uma linguagem simples, didática e lúdica, essas aulas complementam a aprendizagem do seu filho de forma prática, divertida e acessível! 

Outro diferencial das nossas aulas são as atividades de Mindfulness. O termo Mindfulness significa “atenção plena” e essa técnica ajuda a manter a concentração da criança no presente – e todas aulas do Alicerce TV começam com a prática dessa atividade!

 

– 4 aulas de português que podem ajudar a alfabetização do seu filho:

 

A língua portuguesa é a base para toda a jornada escolar do seu filho! 

Nos primeiros anos, a criança aprende a reconhecer as letras e em seguida aprender a dar sentido para aqueles símbolos. Esse processo é chamado de: fase silábica!

Nessas 4 aulas, o foco será na junção silábica e a formação de palavras! Confira:

 

1. Famílias silábicas



Materiais para a aula:

– Caderno

– Lápis de escrever

– Borracha

 

Nesta aula, o seu filho vai aprender a família silábica das consoantes: F – V – R – S – C – Z.

E através disso, ele irá fazer a junção dessas consoantes com as vogais: “A – E – I – O – U” para formar sílabas.

Essa atividade é feita de forma lúdica e divertida, e serve para fixar o conteúdo.

 

2. Sílabas que já conhecemos 



Materiais para a aula: 

– Caderno

– Bolsinha ou estojo com lápis.

 

Através dessa aula, seu filho irá aprender novas consoantes, são elas: P – B – T – D – Z.

Em seguida, seu filho é apresentado a uma atividade que consiste em escrever 5 palavras que contenham as consoantes aprendidas anteriormente. 

Ou seja, seu filho irá juntar as consoantes “P – B – T – D – Z”  com as vogais “ A – E – I – O – U”, formar sílabas e através disso, praticar a escrita de palavras.

 

3. Escrevendo palavras com sílabas aprendidas 



Materiais para a aula: 

– Caderno

– Bolsinha ou estojo com lápis.

 

Nesta aula, vamos conhecer mais a fundo a família silábica da consoante S os diferentes som da letra.

Através de uma atividade, seu filho terá que identificar as imagens apresentadas na tela que contenham a letra S e escrever seus respectivos nomes. Após terminar a atividade, a criança irá perceber que a letra S muda de som conforme a palavra.

 

4. Escrevendo palavras



Materiais para a aula:

– Caderno

– Bolsinha ou estojo com lápis.

 

Nas aulas anteriores seu filho aprendeu a unir sílabas e formar.

O próximo passo é a contextualização do conteúdo. Os educadores prepararam uma aula com base em uma história cativante que conduz o aluno até a atividade.

A atividade propõe que seu filho escreva objetivos, frutas ou animais que comecem com as consoantes: F – V – C – S – M – L. O objetivo é ensinar como unir sílabas e formar palavras a partir de determinadas letras. 

 

Fotografia de uma aluna Alicerce sorrindo para a câmera

 

Gostou das aulas? Você encontra essas e outras na nossa playlist do Alicerce TV no Youtube. Basta clicar aqui!

Lá você encontra diversos conteúdos que podem ajudar – e muito – a aprendizagem do seu filho!

Desta forma, seu filho tem a oportunidade de explorar outras formas de estudar. O audiovisual, por ser mais atrativo, acaba ajudando a manter seu filho mais engajado no conteúdo!

 

Conheça o Alicerce Educação! Entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta a sua semana gratuita.

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.