O Alicerce no combate à cultura do fracasso escolar

O que você vai encontrar neste post?

 

Sabemos que uma educação de qualidade é a base para um futuro com mais oportunidades.

Entretanto, a atual realidade educacional em que vivemos é bastante preocupante!

Isso porque, apesar da pandemia da covid 19 já estar mais controlada, os seus efeitos ainda vão ser sentidos por um bom tempo – principalmente na área educacional.

Muitas crianças ficaram longos períodos sem aulas – afetando diretamente o seu desenvolvimento e desempenho escolar.

E agora a missão é recuperar esse tempo perdido, a fim de evitar o fracasso escolar desses alunos!

Pensando nisso, hoje vamos abordar o que é o fracasso escolar e como o Alicerce Educação ajuda a combater essa situação!

Acompanhe a leitura! 

Foto de um criança triste segurando uma prova com nota baixa

Você já ouviu falar da cultura do fracasso escolar?

Reprovação escolar, distorção idade-série e abandono escolar são considerados pilares da cultura do fracasso escolar no Brasil (UNICEF, 2021) e representam nosso cenário de desigualdade. 

Os preditores do fracasso escolar podem ser identificados bem antes de as crianças ingressarem na escola. 

Os alunos que abandonam a escola tendem a ter antecedentes que incluem pobreza, pais com menos educação, lares em que as habilidades acadêmicas – como a leitura – não são valorizadas nem modeladas e a presença de vários estressores familiares como, por exemplo, drogas, álcool, divórcio e abuso. 

Em 2019, 2 a cada 10 estudantes no Brasil estavam em distorção idade-série, ou seja, matriculados em séries escolares anteriores àquelas que correspondem à sua idade – cerca de 6 milhões de crianças e adolescentes (21%). 

Essas taxas são mais altas no Norte (29%) e Nordeste (27,6%) e está associada, também, às desigualdades de cor/raça, de gênero e de deficiência. 

São indígenas os estudantes que mais sofrem com a distorção idade-série (40,2%), seguidos por pretos (29,6%) e pardos (23,9%). E a distorção é realidade para 46,8% dos estudantes com deficiência.


≫ Leia também: Abandono escolar cresce 197,8% em 2021: Entenda como o Alicerce ajuda a recuperar esses casos


Foto de uma professora tentando ajudar o aluno mas o aluno emburrado

Como o Alicerce ajuda a combater a cultura do fracasso escolar?

O Alicerce tem desenvolvido um papel de destaque no combate ao fracasso escolar!

Nossa metodologia de personalização do ensino e aprendizagem permite que as lacunas de aprendizagem sejam recuperadas de acordo com as necessidades específicas de nossos alunos

Noventa por cento dos alunos que ingressam no Alicerce têm defasagem idade x série. 

Para planejar a melhor maneira de fechar essa defasagem, aplicamos uma avaliação adaptativa diagnóstica inicial, que indica quais são as competências e habilidades que cada aluno ainda precisa aprender, considerando sua idade e a matriz da BNCC para o ano que ele deveria estar frequentando. 

Conhecendo o que precisa ser ensinado, os alunos são organizados em grupos de trabalho para que possam aprender aquilo que precisam. 

Além dos conteúdos de português e matemática, os alunos do Alicerce também têm aulas de habilidades para a vida, que são competências essenciais para o desenvolvimento integral e integrado dos indivíduos.

Fechando lacunas de aprendizagem com velocidade e promovendo o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, contribuímos para que nossos alunos sejam menos vulneráveis ao fracasso escolar, e reduzimos a distorção idade-série

Com isso, aumentamos o engajamento e o senso de autoeficácia de nossas crianças e jovens, ou em outras palavras, promovemos o desenvolvimento humano integral, que é um antídoto para a cultura do fracasso escolar.

Foto de alunos alicerce sorrindo e felizes em sala de aula

Com isso, podemos notar como é urgente recuperar a aprendizagem desses alunos que tiveram seu ensino afetado durante a pandemia a fim de evitar o fracasso escolar!

 

Por isso, não perca tempo e entre em contato com a gente através do link ou pelo WhatsApp (11) 4933-0818 e garanta uma semana de aula gratuita.

Autora: Mônica A. Weinstein


Você também pode gostar:

Volta às aulas presenciais: Como o Alicerce pode ajudar o seu filho a se adaptar?

Falta de desejo em aprender: como driblamos essa situação e buscamos o desejo no aluno

Como recuperar o atraso escolar causado pela pandemia?

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo

Ao assinar a newsletter, declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pelo Alicerce.